Brasileiras são as que mais fazem os afazeres domésticos, diz IBGE

Mulheres são as que mais fazem os afazeres domésticos no país | Foto: Alina Souza

As mulheres brasileiras ainda são maioria na comparação com os homens em afazeres domésticos como cozinhar e lavar roupas e calçados. Na divisão por domicílios, 95,5% das mulheres se ocupa de preparar ou servir alimentos, arrumar a mesa ou lavar a louça e 90,9% limpa e faz manutenção de roupas, tarefas que fazem parte das rotinas de, respectivamente, 60,8% e 54% dos homens. Os dados, referentes a 2018, levam em conta pessoas de 14 anos ou mais e integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD), divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE.

O estudo mostrou, no entanto, que afazeres como pequenos reparos ou manutenção da casa, do automóvel e de eletrodoméstico ainda têm maior concentração no público masculino. Conforme o IBGE, 59,2% dos homens se ocupa desse tipo de atividade em comparação a 30,6% das mulheres. Este foi único item da pesquisa no qual o percentual feminino ficou abaixo. Apesar disso, os outros pontos contemplados não tiveram uma diferença tão considerável: limpeza e arrumação do domicílio, da garagem e do jardim (82,2% contra 68,3%), organização da residência como pagamento de contas e contratação de serviços (72,9% contra 71,4%), comprar e pesquisar preços de bens (77,1% contra 72%) e cuidar dos animais domésticos (46,9% contra 43%).

As diferenças diminuem na separação por condições dos domicílios. Quando comparados apenas lares em que há um único responsável, os homens se aproximam na realização de afazeres domésticos: 92,7% deles se ocupa de preparar ou servir a comida, arrumar a mesa e lavar a louça, atividades feitas por 97,1% das mulheres responsáveis pela casa. Na limpeza e manutenção de roupas e sapados, o percentual fica ainda mais próximo: 88,6% e 92,3%. Na limpeza da casa e do jardim, o percentual masculino chega, inclusive, a superar, ainda que em apenas um ponto, o feminino: 85,7% e 84,7%. Já nos reparos e manutenção, a taxa se mantêm quase intacta: 62,7% dos homens e 33,9% das mulheres.

A discrepância da ocupação das mulheres nos afazeres domésticos com relação aos homens se dá mais nas divisões por relações conjugais. Nestas, o público feminino realiza 97,9% das tarefas relacionadas à cozinha e 94,4% das que dizem respeito à limpeza e manutenção de roupas, enquanto que os percentuais masculinos, nesses casos, ficam em 57,1% e 49,5%. Ainda que com menores diferenças, elas também são maioria na limpeza e arrumação do domicílio (85,1% contra 66,%). Nos reparos e manutenções, a comparação é semelhante à de outras divisões: 66,7% dos homens e 31,4% das mulheres.

Apesar de o percentual de mulheres a realizarem afazeres domésticos ser maior em seu próprio domicílio ou no de algum parente (92,2% contra 78,2%), ocorreu uma diminuição dessa diferença na comparação com o ano anterior. Em 2018, os homens tiveram um aumento de 1,8 ponto percentuais, enquanto o das mulheres foi de 0,5. De maneira geral, a pesquisa teve um acréscimo de 3,3 milhões de pessoas realizando tarefas domésticas, chegando a um público de 145,1 milhões (85,6% do público). Na divisão por regiões, a Centro-Oeste foi a que teve o maior percentual na realização dos afazeres, com 88,6%. A Região Sul ficou com 88,3%, mas teve a menor discrepância por sexo entre as regiões, com 10,1 pontos percentuais.