Campanha de vacinação contra gripe

Os dados informados pelo setor de epidemiologia da Secretaria da Saúde de Osório apontam que após o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe, foram aplicadas 7.541 doses. Esse número corresponde a cobertura vacinal de 63,99%, sendo que a meta geral de Osório é imunizar 11.785 pessoas.

No sábado, a população integrante dos grupos prioritários foi atendida no Posto Médico Central e nas demais Unidades de Saúde com sala de Vacinas, das 8h às 17h e registrou uma movimentação considerável. NO Posto central, outros serviços de prevenção e promoção da saúde, além de atrações para as crianças foram o destaque do dia.

 Segundo a coordenadora do setor da epidemiologia e imunizações do município de Osório, a biomédica Natelie Machado, a equipe está empenhada para imunizar o máximo número de pessoas possível, lembrando que a meta definida pelo Ministério da Saúde é que seja imunizado 90% de cada grupo.

A Campanha de Vacinação contra a gripe segue até 31 de maio e o setor de epidemiologia do lembra que a vacina é uma excelente opção de prevenção e faz um chamamento às pessoas para que procurem a Unidade de Saúde mais próxima.

Confira a meta de Osório que devem ser imunizadas:

– Gestantes (em qualquer tempo gestacional)- 506;

– Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)- 83;

– Pessoas com 60 anos ou mais – idosos- 5515;

– Crianças de seis meses a menores de dois anos- 1013;

– De dois anos a quatro anos- 1.535;

– De cinco anos- 545;

– Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados- 1.482;

– restante da meta-

– Povos indígenas aldeados

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

– Professores de escolas públicas e privadas

– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais que são: doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias.

– Policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas.

Fotos: Eudes Correa e SDTCJ