Operação Ponto Cego combate corrupção e tráfico de drogas dentro de penitenciária

OSÓRIO – Na manhã desta terça-feira (11), a Polícia Civil deflagrou a Operação Ponto Cego, em combate aos crimes de corrupção passiva e tráfico de drogas. Na ação, realizada pela 1ª Delegacia de Osório, com apoio da Direção do Presídio local e da Corregedoria da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susepe), mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária foram cumpridos em Tramandaí e Osório. Um agente penitenciário foi preso e diversos documentos e anotações, aparelhos celulares, uma pistola, um carregador de pistola calibre .380, munições, anabolizantes, dois veículos e diversos óculos, sem comprovação de procedência, foram apreendidos.
Segundo o delegado João Henrique Gomes, a ação é resultado de uma investigação de mais três meses que apurou o envolvimento do agente público na facilitação de entrada de objetos e drogas no presídio de Osório.
— Após informação de que um servidor cobraria valores de apenados para facilitar, em razão de sua função, a entrada de bebidas alcoólicas, drogas e até celulares para presos do regime semiaberto, foram realizadas diversas diligências de polícia judiciária, com uso de diversas ferramentas qualificadas, que culminaram no desencadeamento, nesta manhã, da presente ação — relatou Gomes.
Na manhã de ontem (11) foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, um em Tramandaí e outro em Osório.
— Na residência do suspeito foram apreendidos diversos documentos, carregador de pistola, munições e objetos pertinentes aos crimes investigados. Este é o segundo caso em que agentes públicos são investigados por envolvimento com tráfico de drogas, corrupção passiva e facilitação para a entrada de objetos no sistema prisional — ressaltou o delegado. Em meados de 2017, a Polícia Civil, em conjunto com outros órgãos de segurança pública e o Ministério Público, desencadeou a Operação Alcatraz, na qual um agente público também foi preso por envolvimento nos mesmos crimes.