Primeiro dia de operação vistoria 670 toneladas de carne de outros estados

A operação conjunta das equipes da Receita Estadual e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), iniciada nesta quarta-feira (9), fechou o primeiro dia de fiscalização nos postos de fronteira vistoriando 26 cargas de carne bovina vinda de outros estados. Isto equivale a 670 toneladas do produto, conforme balanço preliminar da movimentação registrada até as 16h. Não foram encontradas irregularidades tributárias ou sanitárias até o momento.

upload-20170809172703carne_fracaO volume mais expressivo da carne ingressou pelo posto da Receita Estadual localizado em Iraí, na Região do Alto Uruguai. Apenas neste ponto, foram fiscalizados 20 carregamentos, o que equivale a 520 toneladas. A força-tarefa deve se estender ao longo dos próximos dias.

O ingresso do produto vindo outros estados cresceu perto de 400% desde o início do ano, alcançando média equivalente a 60 mil cabeças de gado/mês depois dos recentes acontecimentos que afetaram o setor de carnes no país. Este aumento expressivo chamou a atenção das autoridades estaduais.

Além de reforçar a fiscalização sobre o trânsito de mercadoria (pesagem e conferência física do produto transportado) para análise de possíveis irregularidades tributárias, em paralelo, técnicos da Secretaria de Agricultura irão averiguar a ocorrência de irregularidades sanitárias.

Posto Fiscal

Cargas

Tonelagem

Iraí

20

520

Estreito

4

100

Torres

2

50

Total

26

670

Texto: Pepo Kerschner/Sefaz

Leave a Reply