Secretária Arita detalha para prefeitos do Litoral Norte os pagamentos a hospitais e municípios

O cronograma de pagamento por parte do governo do Estado de incentivos para hospitais e municípios tanto os do atual exercício como as dívidas herdadas foi apresentado a prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte). Reunião para tratar sobre o tema ocorreu em Osório, conduzida pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, e pela secretária adjunta Aglaé Regina da Silva, na segunda-feira (14/10).

Em relação aos hospitais, a secretária informou que o Estado está em dia com os incentivos deste ano e de anos anteriores, situação que foi conquistada graças à regularidade dos repasses neste exercício e ao Funafir (Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados, sem fins lucrativos e Hospitais Públicos), que disponibilizou crédito de R$ 260 milhões via Banrisul.

“Este governo está mantendo a regularidade dos pagamentos iniciados em março. Temos previsão orçamentária e financeira para pagar as parcelas dos incentivos aos municípios para a execução de programas na área a Saúde. Vamos encerrar o ano pagando às prefeituras 11 parcelas do exercício de 2019”, afirmou.

Somando-se o parcelamento da dívida desde 2014, herdadas, com os repasses de 2019, o atual governo já pagou neste ano R$ 15 milhões aos municípios do Litoral Norte.

A Operação de Verão do governo do Estado para a próxima temporada também foi tema do encontro. Prefeitos e secretários de Saúde dos municípios apresentaram sugestões que serão analisadas pela Secretaria da Saúde. A secretária destacou a importância de ações nos municípios de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. E ressaltou a necessidade de orientação aos agentes de vigilância. A diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Rosângela Sobieszczanski, explicou que a secretaria está preparando as equipes de vigilância da região para atuar durante o verão.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Foto: Marcelo Ermel / Ascom SES