118 mil veículos devem usar a BR-290 neste feriado para ir ao litoral e ao interior do Estado

Cerca de 118 mil veículos devem usar a BR-290 para se deslocar em direção ao litoral norte e ao interior do Estado para o feriado de 7 de setembro. A Triunfo Concepa prevê que 81 mil veículos se dirijam às praias e 37 mil ao interior do Rio Grande do Sul na sexta-feira (4) e no sábado (5).
Os melhores horários para pegar a estrada são até as 16h da sexta-feira (4) e a partir das 12h do sábado (5). Para o retorno do feriadão, na segunda-feira (7), a indicação é pegar a estrada antes das 12h e a partir das 22h. Estes horários valem tanto para quem vai ao litoral quanto para quem vai ao interior.

Reforço operacional
Durante todo o feriado o trecho administrado pela Triunfo Concepa contará com reforço de mais 50% nas viaturas operacionais. Fazem parte da frota de veículos as viaturas de inspeção de tráfego, guinchos leves e pesados, unidades de resgate médico, entre outras.

Acostamento como faixa adicional
Além disso, se houver fluxo muito intenso na volta do litoral, o acostamento entre os km 1,5 e 26 poderá ser utilizado como faixa adicional de tráfego. A ação, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, visa dar mais fluidez no tráfego.
Os motoristas devem ficar atentos à sinalização na rodovia, feita com painéis com luzes piscantes. Quando eles estiverem ativados, o tráfego pelo acostamento é autorizado, mas apenas neste trecho. Ao trafegar no acostamento como faixa adicional a velocidade máxima permitida passa a ser de 70 km/h.
Importante destacar que quando é feito uso do acostamento como faixa adicional na Free Way o acesso no km 5, usado por quem trafega pela RSC-101, precisa ser fechado. Os motoristas, neste caso, devem usar a ERS-030 para ingressar à Free Way pelo km 0 em Osório, ou seguir pela ERS-030 até Santo Antônio da Patrulha.

Obras
Não estão programadas atividades que exijam bloqueio de via no sentido litoral e no sentido interior na sexta-feira a partir das 12h e no sábado ao longo de todo o dia. O mesmo ocorrerá no domingo (6) a partir das 12h e na segunda-feira (7) o dia todo, no sentido oposto.

RESUMO

IDA AO LITORAL
4/set – Sexta-feira – 36 mil veículos
5/set – Sábado – 45 mil veículos
Total: 81 mil veículos

IDA AO INTERIOR
4/set – Sexta-feira – 18 mil veículos
5/set – Sábado – 19 mil veículos
Total: 37 mil veículos

MELHORES HORÁRIOS PARA VIAJAR
4/set – Sexta-feira – Até as 16h
5/set – Sábado – A partir das 12h
7/set – Segunda-feira – Antes das 12h e a partir das 22h
17320530