13 dicas para se dar bem nas provas do Enem

Falta pouco para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado neste final de semana. Cerca de 8,6 milhões de candidatos deverão fazer a prova. Se você está se preparando para prestar o exame, fique atento às dicas dos professores Marilize Ribeiro Alfaro e Augusto Simon do UNI Preparatórios.

1. Tenha calma para os neurônios funcionarem bem e o famoso e indesejável branco não visitá-lo no momento da prova.

2. Programe o tempo para as respostas ou correrá o risco de chutar e errar as questões.

3. Hidrate-se com água. Não esqueça que é a bebida mais saudável do universo. Os benefícios são extremamente positivos para o corpo e a mente e ajudará na hora da ansiedade, uma das causas da má performance nas provas.

4. Leia com atenção as questões, tentando verificar as entrelinhas, ou seja, as significações não explicitadas no texto. Você desenvolverá sua capacidade de reflexão.

5. Na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias será avaliada sua capacidade de usar as linguagens em diferentes contextos e situações. Então leia as mais importantes obras literárias, suas conexões com as épocas históricas, bem como reportagens e comentários via internet, jornais, charges, tirinhas, sempre com espírito crítico para identificar as fontes confiáveis.

6. Esteja atualizado sobre os principais fatos do momento, como a indicação de Bob Dylan ao Nobel de Literatura, que tanta polêmica tem causado este ano.

7. A Literatura, uma forma prazerosa e criativa de desenvolver o pensamento reflexivo e crítico, dialoga com todas as outras artes (plásticas, cinema, música, teatro etc.) e se relaciona com o contexto histórico de cada época. Pesquise.

8. Atenção para as relações entre as diferentes linguagens. Por exemplo: um famoso quadro ou instalação relacionado com um poema ou uma charge relacionada a um fragmento de uma obra literária, bem como das obras literárias entre si no fenômeno da intertextualidade.

9. Pesquise e reflita sobre os problemas sociais e culturais mais atuais. Porém, pesquisar não é o suficiente. Desenvolva sua capacidade crítica.

10. Lembre-se que a Literatura está em diálogo com a sociedade em qualquer tempo e abre horizontes para diferentes perspectivas de entendimento do mundo e das diferenças culturais, reforçando a alteridade, a solidariedade e a tolerância.

11. O estudante deve aproveitar ao máximo as ferramentas digitais, como apps voltados ao Enem e os tantos canais do youtube especializados em aulas preparatórias. Provavelmente em algum desses canais o estudante vai encontrar a aula de revisão que mais se adaptará ao seu ritmo de aprendizado.

12. Dar uma atenção redobrada às questões de física e química da prova. Desde 2009 são as matérias com as taxas de acertos de questões mais baixas de todas as 4 grandes áreas.

13. Em física, focar nos conteúdos mais frequentes desde 2009, em ordem de frequência: energia (a campeã), termodinâmica, eletricidade e ondulatória. Lembrando que países como a China tem grandes planos de investimento em energia solar no Brasil para os próximos anos! Importante revisar essa e outras formas de geração de energia elétrica!