Na quinta-feira (22), o município de Balneário Pinhal completou 25 anos de emancipação. Fundada em 1995, a cidade que conta hoje com aproximadamente 20 mil habitantes, é conhecida por alguns eventos tradicionais como a Feira do Mel e Doce (Festimel). Terra de produção apícola e agricultura familiar, Pinhal tem o Horto municipal como referência na região, além de contar com a maior pista de skate de parque do Litoral Norte, com uma área de 900 metros quadrados.

HISTÓRIA

Em 1767, foi doado pela Coroa de Portugal a Sesmaria de Cidreira para o almoxarife-mor Manoel Pereira Franco. Era composta por fazendas: Cidreira, Rondinha, Roça Velha, Ponta do Mato e Porteira.

De 1808 a 1811, Balneário Pinhal pertenceu ao município de Santo Antônio da Patrulha. Mais tarde integrou a Vila da Nossa Senhora da Conceição do Arroio, hoje Osório. No ano de 1818 a área territorial foi dividida pelo senhor juiz José Ferreira Saraiva entre seus filhos em Fazenda Rondinha, Fazenda do Pinhal e Fazenda Cerquinha. O primeiro lugarejo que se formou em Pinhal ficava a mais ou menos uma légua do mar, a Fazenda Rondinha, e uma légua e meia do mar a Fazenda Pinhal, onde até os dias de hoje existem marcas da propriedade criada na época.

Em 1915, a Fazenda Pinhal, localizada hoje no denominado distrito do Túnel Verde, deu o nome de origem do município, a qual passou a pertencer a Francisco Segura Garcia (senhor Paco), que veio da Espanha para o Brasil em 1900. A então Fazenda do Pinhal assim era denominada por haver três frondosos pés de araucária, resquícios da mata atlântica a cerca de 9 km de onde hoje é a praia do Pinhal; entre 1915 e 1935, esta fazenda era conhecida pela produção de tomates. A partir de 1935, as terras passaram para Fausto Borba Prates, sendo que a faixa costeira passou a ser denominada praia do Pinhal.

Em 1965, a região pertencia ao município de Tramandaí. Em 1988 passou a figurar entre os distritos de Cidreira, com a denominação Pinhal. Por decreto estadual de 22 de outubro de 1995, foi elevado a categoria de município denominado Balneário Pinhal, constituído de distrito único e homônimo. Em 1998, por intermédio de ato municipal, foram criados os distritos de Túnel Verde e Magistério. Daí então, o município passou a ser constituído por três distritos: Praia do Pinhal, Túnel Verde e Magistério, o que ocorre até os dias de hoje.

FELICITAÇÕES

Em suas redes sociais, a prefeita Márcia Tedesco, agradeceu aos moradores e parabenizou a cidade pelo aniversário. “Quero agradecer nossa comunidade, que é colaborativa e vibra conosco cada conquista. Parabéns para toda nossa comunidade que vai à luta todos os dias na busca de um lugar melhor pra se viver!”, desejou a prefeita de Balneário Pinhal.

FOTO: Leonardo Avila