29º Festival Internacional de Balonismo começa nesta sexta-feira

torres baloComeça nesta sexta-feira, 28 de abril, o 29 º Festival Internacional de Balonismo em Torres. A abertura oficial ocorre às 15h no Hangar 890, situado na Rua Universitária, 890. Desta sexta, até segunda-feira, 1º de maio, o céu de Torres estará mais colorido. Estão confirmados 42 balões competitivos e quatro de formato especial, a Galinha Pintadinha, a Cegonha, o Cristo Redentor e o Palhaço. O acesso ao Parque de Balonismo é liberado, assim como todas suas atrações, com exceção das apresentações na arena de shows. O estacionamento dentro do Parque também é gratuito.

O evento, que é o maior da América Latina na área, é uma realização da Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, co-realização do Sistema Fecomércio-Sesc/RS, junto com a Air Show, responsável pela organização técnica, patrocínioda Pinho e Corsan com apoio da RMS, Casa São Paulo, Comtur, Macromix Atacado e AHRBS- Associação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Torres.

 Os portões do Parque do Balonismo estarão abertos a partir das 6h todos os dias para o público. Vão estar presentes balonistas de diferentes países e de vários pontos do Brasil. As últimas edições atraíram uma média de 250 mil pessoas no Parque. A partir de sábado, duas provas serão realizadas diariamente pelos balonistas, às 7h e às 16h, sendo que o piloto vencedor da Prova da Chave vai levar para casa um Chevrolet Onix zero quilômetro, oferecido pela Pinho Veículos.

Além dos voos dos balões, principal atração do Festival, muitas outras atividades vão atrair grande público como ocorre em todas as edições do Balonismo. São estes os shows: João Neto e Frederico (sexta-feira, às 23h), Projota (sábado, às 24h) e Zé Ramalho (domingo, às 22h). Os shows vão contemplar públicos diferentes, fãs de música sertaneja, de rap brasileiro e de Zé Ramalho, cantor e compositor que transcende gerações e que foi o maior sucesso do Festival de 2014. Sábado, antes do show do Projota ocorrerá a apresentação do Rock de Galpão, às 22h.

Também serão destaques, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, os 20 food trucks que estarão no Parque, as apresentações artísticas na Tenda Cultural em parceria com o Sesc/RS, as apresentações esportivas, Espaço Rural que mostra a produção local, Espaço Comercial e muito mais. Ainda no Parque, na área do balonismo, mais emoção, o Night Glow, espetáculo dos balões iluminados.

Toda a cidade já vive o clima do Festival. A Prefeitura está promovendo o concurso “Melhor Vitrine do Balonismo”. A capital brasileira do balão, tem outro grande destaque. É o Concurso de Gastronomia do Prato Típico de Torres que a Prefeitura promove durante o 29º Festival Ao realizar o evento, é estimulado o envolvimento e a participação da comunidade em geral. A busca pelo prato típico valoriza e divulga a culinária local. Os ganhadores serão conhecidos no dia 1º de maio.

É esta a programação desta sexta-feira:

Horário

Evento

Local

28 de abril – sexta-feira

11h às 12h30

Check in dos Pilotos Parque do Balonismo

Tenda Air Show

15h

Brieffing Geral – Abertura Oficial

Hangar 890

16h30

Voo de Abertura

Arena de Balões

17h

Exibição do vídeo documentário “Do sonhos de Ícaro ao Festival Internacional de Balonismo”

Tenda Cultural

17h

Coquetel Sócioambiental Sesc/RS

Tenda Cultural

19h

Apresentação de Música com Musi & Arte

Tenda Cultural

23h

Show Nacional João Neto e Frederico

Arena de Shows