8º BPM completa 52 anos de fundação

OSÓRIO – Na última sexta-feira (13), aconteceu a festa de comemoração dos 52 anos do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Durante a solenidade, realizada no Salão de Festa do Batalhão, ocorreu a entrega da Comenda do 8º BPM a Policiais Militares (PMs) da ativa e da reserva.

O comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral Norte (CRPO Litoral), o tenente-coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros, destacou a importância do 8º BPM para o desenvolvimento econômico e social não só da cidade, mas também da região, e parabenizou todos que solidificaram a história do Batalhão. Ele também aproveitou para agradecer a Comenda recebida na cerimônia, como ex-comandante do 8º BPM, cargo que ocupou por quase um ano.

Para encerrar sua fala, o tenente-coronel Humberto citou um fragmento da Canção da Brigada Militar: “Heroísmo, bravura e ousadia para vitória final merecer”, declarou. No final, ocorreu o descerramento de sua fotografia na Galeria de Comandantes do 8º BPM, cargo que ocupou entre maio de 2021 a março de 2022.

O tenente-coronel Humberto teve sua fotografia colocada na Galeria de Comandantes do 8º BPM.

Por sua vez, o comandante do 8º BPM, o major Fábio Hax Duro, falou de sua satisfação em comandar a Unidade e destacou as cinco principais diretrizes que conduzem a sua gestão: Otimização da ostensividade do policiamento; Desenvolvimento dos recursos humanos, promovendo qualidade de vida aos PMs; Enfrentamento à criminalidade violenta, com incremento, por exemplo, da equipe de Força Tática; Imagem institucional; e Logística e patrimônio.

Além dos agraciados com a Comenda, diversas autoridades militares, civis e ex-comandantes do Batalhão prestigiaram a solenidade, incluindo o delegado da Polícia Civil João Henrique Gomes, o comandante da Polícia Rodoviária de Osório Ronaldo Mourão e o militar da Reserva, o vereador Ed Moraes (MDB), assim como a Banda de Música da Ajudância-Geral da Brigada Militar (BM). Também presente no evento, o prefeito Roger Caputi, relembrou seu tempo de juventude, quando jogava futebol no campo do 8º BPM, para demonstrar a integração que o Batalhão sempre teve com a comunidade local. Ele ainda renovou a disposição da parceria entre o Poder Executivo e a Brigada Militar.

Comandante do 8º BPM, o major Fábio Hax Duro.

8º BPM – Criado em 13 de maio de 1970, por meio do Decreto Estadual nº 20.277, o 8º Batalhão de Policiamento Militar (BPM) tem como patrono o General do Exército Emílio Lúcio Esteves, instituído pelo Decreto Estadual nº 20.328, em 10 de junho de 1970. Atualmente, o 8º BPM é responsável pela segurança de 12 municípios do Litoral Norte e do Vale do Paranhana. Além de Osório, as outras acidades atendidas são: Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Maquiné, Mostardas, Palmares do Sul, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha e Tavares.

AGRACIADOS COM A COMENDA DO  8º BPM:

Coronel RR Valdeci Antunes dos Santos, tenente-coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros, 1º tenente Gilmar Cristiano de Freitas de Oliveira, 1º tenente PME Renato Cravo Ramos, e os soldados Adenilson Paredes Otaran, Fabricio Vivian Nogueira, Pricila dos Santos Grassmann, Rodrigo Moraes Santos, Rodrigo Slobodianiuk e Tiago Micael Faleiro.

Militares da Reserva e do efetivo atual foram homenageados com Comenda do 8º BPM.

Fotos: BM


There is no ads to display, Please add some