8º BPM de Osório completa 50 anos de segurança pública

Pelotão durante cerimônia de posse do novo comandante do 8o BPM.

O 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Osório, completou nesta quinta-feira (13) 50 anos de criação. Fundado em 1970 e tendo como Patrono o general de Divisão do Exército Emílio Lúcio Esteves, o 8o BPM surgiu inicialmente para substituir o Destacamento Policial existente, passando a ficar responsável pela segurança pública de municípios do Litoral Norte, Vale do Paranhana e dos Campos de Cima da Serra. Além de Osório, a Unidade atendia as cidades de Mostardas, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Tramandaí, Igrejinha, Rolante, Taquara, Cambará do Sul, São Francisco de Paula e Três Coroas.

Essa situação foi se alterando ao longo dos anos, devido a readequações na organização básica da Brigada Militar (BM) e por questões de emancipações político-administrativas. Atualmente, o 8º BPM presta segurança pública em 10 municípios da região litorânea e em outras duas cidades situadas no Vale do Paranhana. São Elas: Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Maquiné, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Tavares (Litoral Norte); e Riozinho e Rolante (Vale do Paranhana). Vale ressaltar que os outros 13 municípios do Litoral Norte são atendidos pelo 2o Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT).

A instalação do 8º BPM em Osório está diretamente vinculada ao Policiamento Especial de Praia, realizado antigamente na orla marítima, que deu origem à Operação Golfinho, sendo essa a maior mobilização da Brigada Militar em uma área específica do Estado, durante as temporadas de verão. O 8º BPM coordenou a Operação Golfinho e o trabalho dos salva-vidas durante quase três décadas e, embora não esteja mais na liderança dessas atividades, integra-se à operacionalidade planejada pelo Comando-Geral e Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral).

 No decorrer do tempo, a atuação do 8º BPM foi se consolidando com diferentes modalidades de policiamento e com estreito engajamento com as comunidades atendidas. No início, era o patrulhamento ostensivo rotineiro e o trabalho dos salva-vidas durante os veraneios. Em 1985 surgiu o policiamento montado, seguido da Patrulha Ambiental (Patram) criada em 1993.

Ao final de 1994, teve início a formação da primeira turma de soldados femininas do Batalhão. Na sequência, em 1995, foi estruturado um canil para início do policiamento com cães. A Patrulha Maria da Penha é a modalidade mais recente, instituída em janeiro de 2019 para atender mulheres vítimas de violência doméstica. Também existem os projetos sociais com o objetivo de aproximar as comunidades do órgão policial e de prevenção à criminalidade, sendo o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) o de maior destaque. Além do Proerd, o 8º BPM ainda desenvolve outras ações como o Agente Escolar Comunitário (Agesco), a Equoterapia, a Cinoterapia e o Lazer e Cidadania.

Em 50 anos de existência, o 8º BPM trouxe para Osório e regiãoum incontável número de oficiais e praças para atuarem na sede e nos seus destacamentos, sendo que inúmeros desses policiais se fixaram no município e na região. Ao todo, 30 nomes passaram pelo comando do Batalhão, sendo o seu primeiro o tenente coronel Adão Silveira Borges (1970 a 1973). Atualmente o comando do 8o BPM está a cargo do Major Paulo Eduardo Dutra dos Santos, que assumiu o posto em 2019.

VALE RESSALTAR

A fim de preservar a história de 50 anos do 8º BPM, a jornalista e servidora civil da BM, Jussara Pelissoli, escreveu um livro, a partir da memória oral de diversos dos seus integrantes ao longo desse tempo e com base em documentos oficiais.

O livro foi finalizado e o lançamento estava previsto para este mês, mas a captação de recursos para a impressão da obra foi interrompida devido a todas as questões da pandemia. A produção gráfica e o lançamento devem ser feitos quando as atividades forem normalizadas no Estado. Segundo Jussara, “o livro será uma forma de comemorar as cinco décadas de atuação do 8º BPM”.

Foto: Eliana C. Izaias

Fachada da sede do 8º BPM