A sede do 8o Batalhão de Policiamento Militar (BPM) segue recebendo doações para a Campanha Cabelos de Aço. A ação tem como objetivo arrecadar mechas de cabelo, as quais vão ser doadas para o Instituto da Mama (Imama) e o Instituto do Câncer Infantil (ambos em Porto Alegre), onde vão ser utilizadas para confecções de perucas, posteriormente entregues a mulheres e crianças em tratamento contra o câncer.

Na segunda-feira (18), a soldado da 1a Seção do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral (CRPO Litoral), Mara Josiane Steinmetz Moreira, entregou pessoalmente uma mecha de 30 centímetros do seu cabelo. Segundo ela, o cabelo foi cortado pelo seu marido, o também soldado da Brigada Militar (BM) e que atua na 4a Seção do CRPO Litoral, o soldado Adilso. “Casal unido na vida, na profissão e na solidariedade”, declarou Mara Josiane. De acordo com a soldado, essa é a segunda vez que ela faz a doação do seu cabelo para ajudar as pacientes na luta contra o câncer.

MAIS DE 500 MECHAS DOADAS

Apenas nos últimos três meses, o 8o BPM já doou 503 mechas de cabelos para o Imama e o Instituto do Câncer Infantil. Essa foi a maior arrecadação de mechas feitas por um Batalhão da Brigada Militar nesse período. Cada Instituto recebeu pouco mais de 250 mechas. O repasse ocorreu na tarde desta terça-feira (19), em ato restrito realizado na sede da unidade.

Os representantes do Instituto do Câncer Infantil, Jair Amengual Stenzel e Shirley Amengual Stenzel; e do Imama, Bruna Medeiros e Nilza Santana de Castro; estiveram no ato, recebendo a matéria prima para a confecção das perucas. A entrega foi realizada pelos comandantes do 8º BPM, o major Paulo Eduardo Dutra dos Santos; e do CRPO Litoral, o coronel Marcel Vieira Nery. “Esta é uma data muito importante para o Batalhão, por podermos entregar essas mechas e fazer a divulgação desta causa tão importante. Sentimo-nos privilegiados pelo resultado da campanha, pela adesão da comunidade. É um momento muito significativo para a Brigada Militar”, declarou o coronel Marcel.

Também estiveram presentes a soldado Greiner e a sua filha Mayara Greiner Borino. A menina de 10 anos de idade foi a motivadora para a Campanha Cabelos de Aço, ao ter a iniciativa de cortar o seu cabelo e pedir para a mãe doar para ajudar uma pessoa no tratamento contra o câncer. Inspirada pela filha, a soldado Greiner também resolveu cortar o seu cabelo para mandar as mechas para doação, e, não é a toa, que as duas acabaram se tornando as caras da Campanha. Além das duas, a primeira doadora de 2020, a menina de nove anos de idade, Yasmim Santos Alves, também compareceu a cerimônia.

MOBILIZAÇÃO

Iniciada em março de 2019, a Campanha Cabelos de Aço da BM foi intensificada no ano passado. Durante o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o 8º BPM mobilizou 36 salões de beleza de Osório e outras 11 cidades do Litoral Norte e do Vale do Paranhana para arrecadar mais mechas. Os salões recolheram as mechas dos cortes de clientes e as entregaram ao 8º BPM. Alguns estabelecimentos chegaram a oferecer o serviço gratuitamente para estimular a doação. Diversas outras mulheres doaram seus cabelos cortados diretamente na sede do quartel. Houve também a adesão de meninos com cabelos longos, que fizeram o corte para doar.

A Campanha continua e as doações podem ser feitas todo o ano. Em Osório, as mechas de cabelo podem ser entregues de segunda a sexta-feira, na sede da CRPO Litoral, localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 4, no bairro Caiu do Céu. O telefone para contato é o (51) 3663-5920.

Fotos: BM

A soldado da BM Mara Josiane Steinmetz Moreira realizou a entrega da mecha de 30 centímetros do seu cabelo.