90 mil veículos devem usar a Free Way em direção ao litoral para feriado de 2 de novembro

17143741Cerca de 90 mil veículos devem usar a Free Way para se deslocar em direção ao litoral para este feriado de 2 de novembro. São esperados 42 mil veículos na sexta (30) e 48 mil no sábado (31). Já pela BR-290 em direção ao interior do Estado, são esperados 43 mil veículos nos dois dias, 21 mil na sexta e outros 22 mil no sábado.

Os melhores horários para pegar a estrada são até as 14h da sexta-feira (30) e a partir das 14h do sábado (31). Para o retorno do feriadão, na segunda-feira (2), a indicação é pegar a estrada antes das 12h e a partir da meia-noite. Estes horários valem tanto para quem vai ao litoral quanto para quem vai ao interior.

Reforço operacional

Durante todo o feriado o trecho administrado pela Triunfo Concepa contará com reforço de mais 50% nas viaturas operacionais. Fazem parte da frota de veículos as viaturas de inspeção de tráfego, guinchos leves e pesados, unidades de resgate médico, entre outras. Também haverá operação especial nas praças de pedágio.

Acostamento como faixa adicional

Além disso, se houver fluxo muito intenso na volta do litoral, o acostamento entre os km 1,5 e 26 poderá ser utilizado como faixa adicional de tráfego. A ação, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, visa dar mais fluidez no tráfego.

Os motoristas devem ficar atentos à sinalização na rodovia, feita com painéis com luzes piscantes. Quando eles estiverem ativados, o tráfego pelo acostamento é autorizado, mas apenas neste trecho. Ao trafegar no acostamento como faixa adicional a velocidade máxima permitida passa a ser de 70 km/h.

Importante destacar que quando é feito uso do acostamento como faixa adicional na Free Way o acesso no km 5, usado por quem trafega pela RSC-101, precisa ser fechado. Os motoristas, neste caso, devem usar a ERS-030 para ingressar à Free Way pelo km 0 em Osório, ou seguir pela ERS-030 até Santo Antônio da Patrulha.

Obras

Para contribuir com a fluidez do tráfego, as obras da quarta faixa não serão realizadas a partir do meio-dia de sexta-feira (30) e ao longo de todo o sábado (31) no sentido capital – litoral da Free Way. Para o retorno do feriadão, as obras ficarão paralisadas a partir das 12h de domingo (1º), ao longo de toda a segunda-feira e até as 12h de terça-feira (2) no sentido litoral – capital. (Fonte: RG)

IDA AO LITORAL PELA FREE WAY (Praça de pedágio de Sto. Antônio da Patrulha)

30/out – sexta-feira

42 mil

31/out – sábado

48 mil

Total:

90 mil

IDA AO INTERIOR PELA BR-290  (Praça de pedágio de Eldorado do Sul)

30/out – sexta-feira

21 mil

31/out – sábado

22 mil

Total:

43 mil

Melhores horários para viajar

30/out – sexta-feira

Até 14h

31/out – sábado

A partir das 14h

2/nov – segunda-feira

Até o meio-dia ou depois da meia-noite