Abertas inscrições para vestibular da Ufrgs

As inscrições para o vestibular 2016 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foram abertas nesta sexta-feira, exclusivamente pela internet, via site da instituição. O valor é de  R$ 110 e prazo vai até dia 13 de outubro.
A novidade é a oferta do curso Letras – bacharelado: formação tradutor e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), com 21 vagas, todas para ingresso no primeiro semestre do ano. O edital indica o provimento de 4.017 vagas em 91 cursos de graduação. A oferta corresponde a 70% das vagas de ingresso na instituição. As demais 30% serão providas via Sistema Unificado de Seleção Universitária (SiSU/MEC).
Provas
As provas serão aplicadas nos dias 10, 11, 12 e 13 de janeiro, nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. Os candidatos respondem a questões de Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna; Língua Portuguesa e Redação; Biologia, Química e Geografia; e História e Matemática.
No momento da inscrição, é possível optar por utilizar ou não a nota da prova objetiva do ENEM realizado em 2015 no cômputo do argumento de concorrência. O manual do candidato está disponível para downloads no site da Ufrgs
Ações Afirmativas
O programa de Ações Afirmativas da Ufrgs reserva no mínimo 50% das vagas em todos os cursos para estudantes oriundos de escolas públicas, de acordo com autodeclaração étnico-racial e faixa de renda (conforme edital). Ao todo, são mais de 2 mil vagas destinadas às cotas. Os documentos necessários para comprovações no caso dos candidatos optantes pelas vagas reservadas encontram-se especificados no edital.

porto_alegre_ufrgs 9jan2015---aprovados-na-primeira-chamada-do-vestibular-2015-da-ufpr-universidade-federal-do-parana-comemoram-participando-do-tradicional-banho-de-lama-da-universidade-em-curitiba-1420829266579_615x