Alceu Moreira confirma que MDB vai ter candidato ao governo

Osoriense Alceu Moreira é um dos principais nomes para concorrer ao governo do Estado nas eleições de 2022 pelo MDB.

O presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do RS, o deputado federal Alceu Moreira, declarou nessa semana que o partido vai ter um nome correndo ao governo do Estado nas eleições de 2022. A partir desse mês, a direção estadual da sigla vai percorrer todas as microrregiões do Estado para iniciar a construção do plano de Governo. Vale ressaltar que, o nome do candidato ao Palácio Piratini deve ser divulgado no próximo dia quatro de dezembro.

Segundo o deputado Alceu, o MDB vai realizar sete encontros, começando a definir como as participações macrorregionais nessa construção do arranjo produtivo de tal maneira que a figura do Estado Lato Sensu possa se compor com forças vivas e coletivas da sociedade. “Precisamos estimular que o cidadão saia do passivo social, pois ele às vezes tem 35, 40, 50 anos e não tem habilitação profissional, por isso não consegue produzir trabalho e renda. Bom, se eu sou governante e sei disso, eu preciso fazer esse cidadão passar por um túnel chamado Estado e colocá-lo na inclusão produtiva. É simples? Não. É muito complexo, porque é um arranjo para cada circunstância. E precisamos buscar ferramentas para fazer esse filtro”, declarou o parlamentar.

Conforme Moreira, o nome indicado pelo partido vai trabalhar pela “igualdade de oportunidade”: “O Rio Grande do Sul que a gente quer é um Estado que proporcione a igualdade de oportunidades a todas as pessoas. A educação tem que ser um laboratório de descobertas. Despertar nas crianças o prazer em fazer e usar a tecnologia a esse favor, com um aprendizado mais profundo. Em resumo, quem quiser governar o Estado pelo MDB terá um projeto que tem começo, meio e fim, que não menospreza absolutamente projetos que deram certo. Agora, o Estado precisa perceber que o seu maior bem é o seu povo. Onde tem gaúcho neste país tem riqueza. E onde só tem gaúcho, o Estado é quebrado. Tem alguma coisa que está errada e não é com a sociedade, é com o Estado e a sua gestão. E precisamos ir para outro sistema de governo em que a participação seja responsável e que a democracia tenha capacidade de entrega”, ressaltou o deputado osoriense.

COLIGAÇÃO – Alceu Moreira não descarta a possibilidade de uma possível coligação, mas tudo vai depender do cenário político até a definição dos candidatos: “Os partidos de forma geral nascem para chegar ao poder. Não dá para tratar essa questão com estranheza. Agora, o MDB tem tradição de ser um partido conciliador e que cumpre a palavra. Então, qualquer legenda que queira fazer uma composição conosco terá o conforto de fazer uma composição que respeita o que foi tratado. E isso para nós é um capital político de grande importância. Mas cá para nós, é muito mais fácil fazer essa composição quando você tem projeto para apresentar. Além do que, o projeto que será apresentado em dezembro não será algo fechado, dogmático, mas aberto para sugestões dos possíveis aliados”.

Já em relação a candidatura ao Senado, o deputado garante que, em caso de coligação vai ser indicado o melhor nome, independente do partido:

Mesmo sem confirmar, Alceu Moreira é um dos principais nomes a concorrer ao governo gaúcho no ano que vem. Ele já chegou a afirmar que seria candidato se o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, fosse candidato pelo PDT. Como isso é bem provável que aconteça, poderemos ter um embate entre dois osorienses na disputa pelo comando do Estado. Vale destacar que o MDB é o partido que mais vezes governou o Rio Grande do Sul (quatro vezes) com Pedro Simon, Antônio Brito, Germano Rigotto e José Ivo Sartori.

Foto: Galileu Oldenburg