Mau-tempo-chuva-vento-forte1Conforme avisos emitidos pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) há previsão de temporais, com ventos fortes, queda de granizo e inundações em grande parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (10).

A precipitação deve ser de, no mínimo, 30 milímetros e, no máximo, 100 mm em apenas um dia. As áreas com maior possibilidade de serem afetadas são Sudoeste, Sudeste, Noroeste, Nordeste, Metropolitana, Centro Oriental e Ocidental rio-grandense.

Também foram emitidos alertas específicos para alguns municípios gaúchos. Segundo o Cenad existe o risco alto de enxurrada em Itaqui e o risco moderado em Cachoeira do Sul. Ainda, atenção para o risco moderado de inundação em Dom Pedrito, Rosário Do Sul e Alegrete.

Lembramos que alertas são previsões que podem ou não se confirmar. Em caso de efetiva ocorrência de desastre ou dúvidas, a comunidade deve entrar em contato imediato com a Defesa Civil através do telefone de emergência 199. Também recomendamos conhecer a informação e adotar as medidas preventivas possíveis para evitar que vidas sejam colocadas em risco.

Durante a última noite já foram registrados estragos na Fronteira Oeste, especialmente nos municípios de Bagé e São Borja que foram atingidos por um vendaval e tiveram casas, postes e lavouras danificados. Neste momento uma equipe de Defesa Civil realiza o levantamento dos danos na região.