Amlinorte debate com municípios sobre a regionalização da saúde

A Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) esteve reunida na manhã de quinta-feira (7), com representantes de hospitais. O encontro serviu para discutir sobre a regionalização da Saúde no Litoral. Conforme a Amlinorte, “o objetivo é ampliar os serviços de saúde nas especialidades de maior demanda, como cardiologia, oncologia, hematologia e outras, reduzindo os deslocamentos para Porto Alegre, aumentando a eficiência e desafogando a rede hospitalar”.

Participaram do encontro o presidente da Amlinorte e prefeito de Arroio do Sal, Affonso Angst (Bolão); o prefeito de Torres, Carlos Souza; e o vice-prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Rodrigo Boff Daixt. Os três estão coordenando uma comissão formada para conduzir o processo de regionalização.

Dirigentes de oito hospitais da região participaram da reunião, a fim de ouvir quais as possibilidades de atendimento que cada unidade hospitalar oferece e suas necessidades. Também estiveram presentes no encontro o coordenador substituto da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, Eder Reck, acompanhado da técnica em saúde Maristela Lima.

Conforme Eder, a secretaria estadual de Saúde já está trabalhando num Planejamento Regional Integrado para a saúde na região. Desta forma, a comissão agora deverá aprofundar os dados e debater com os municípios as estratégias para possibilitar uma assistência de saúde de forma integrada, permitindo desafogar os atendimentos regionais.

Foto: Amlinorte