Apreendidas 27 toneladas de carne roubada e presos 10 integrantes de quadrilha liderada por empresário

Carnes_TdaiPoliciais da 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN) do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) após verificar em seus monitoramentos suspeita de carga de drogas (maconha), abordaram juntamente com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) um caminhão suspeito e descobriram um esquema organizado de carga de carnes roubadas. A ação resultou na apreensão de 27 toneladas de carne, avaliadas em 1 milhão de reais, além da prisão de sete pessoas em flagrante e na apreensão de três adolescentes.
Segundo o delegado Guilherme Calderipe, o Denarc tem monitoramentos constantes na entrada do RS para barrar e interceptar possíveis cargas de drogas, e por meio dessas investigações, detectaram a suspeita de crime relacionado a esse veículo. Os policiais acompanharam o veículo desde a entrada no RS, a carreta foi abandonada em Três Cachoeiras e o caminhão foi abordado na cidade de Tramandaí.
A partir disso os agentes da Polícia Civil, encontraram um esquema suspeito composto por um frigorífico em Oásis, dois açougues/supermercados em Imbé e Tramandaí e uma pousada também no município de Tramandaí. E identificaram a forte suspeita de tudo ser controlado por um empresário gaúcho, que comandou esquema organizado de venda de grandes quantidades de carnes roubadas.
O empresário, segundo as suspeitas iniciais das investigações, buscou quatro homens catarinenses (três maiores de idade e um adolescente), três indivíduos gaúchos do município de Uruguaiana (dois maiores e um adolescente) e uma adolescente, de 16 anos e outro homem o pai dessa jovem para realizar as ações. Dessa forma, o empresário gaúcho, para diminuir os riscos de ser identificado, agrupou quatro homens catarinenses para mediante promessa de pagamento de três mil reais por pessoa para baldear uma carga roubada. Destes apenas um tinha antecedentes por tráfico de drogas. E para a ação do roubo, trouxe jovens de Uruguaiana, sem antecedentes policiais.
Segundo os indícios verificados, a jovem, de 16 anos serviria de isca, para logo após a parada do veículo, o assalto ocorrer, e depois a carne ser colocada em um verdadeiro sistema para ter aparente legalidade. O esquema consistia em tentar obter somente cargas com preço elevado, e depois colocar no frigorífico para ter aparência legal e assim ir para o varejo nos dois açougues do empresário. Na sequência parte da carga poderia ser distribuída na Capital, já com aparência de legalidade. A rota da carne era de Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, no município de Nova Santa Rita.
O Diretor de Investigações do Denarc, delegado Mario Souza, afirmou que “em uma ação na busca por uma carga de droga, uma grande carga de carne roubada e um grupo especializads é preso, com certeza a sociedade ganha e o crime organizado perde”. E que “foi necessário o apoio da PRF, sendo uma ação integrada com êxito”.
Por fim o Delegado Souza esclarece que “essa investigação já esta sendo, obviamente, compartilhada com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), para que Delegacia de Cargas aprofunde mais essas investigações”.
Após as formalidades legais, os autuados em flagrante serão encaminhados ao sistema prisional.