Aproximadamente 2,2 mil casos de Covid-19 em uma semana

O Litoral Norte segue registrando um aumento no número de casos de Coronavírus. Segundo a 18a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), até o final desta quinta-feira (25), a região registrou aproximadamente 30,8 mil casos e mais de 530 óbitos por Covid-19. Apenas nos últimos sete dias foram registrados aproximadamente 2,2 mil casos e 19 mortes pela doença. Só em fevereiro já são 4.405 casos (média de mais de 169 por dia) e 55 óbitos por causa do novo coronavírus (média de 2,1 por dia). Para ter uma ideia, em janeiro foram registrados 4.008 casos de Coronavírus na região (média de 129,2 por dia), o que registra um aumento em relação a esse mês.

Osório segue como a cidade com mais casos por Covid-19 na região. A cidade contempla 18,1% do total de casos confirmados e 11,2% do total de mortes por Covid no Litoral Norte. O município é o único da região a ultrapassar os cinco mil casos do novo coronavírus, até o momento. Segundo o Boletim divulgado pela prefeitura municipal na manhã desta quinta, dos 14.984 testes realizados no município, 5.571 deram positivos, sendo 286 nos últimos sete dias. Dessas, 5.087 pessoas estão curadas (91,3%), 409 em isolamento domiciliar, 15 em tratamento hospitalar, além de 60 pessoas que acabaram falecendo.

O óbito mais recente foi confirmado na segunda-feira (22). Segundo a prefeitura local trata-se de um homem de 48 anos de idade, que sofria de outras cormobidades. Ainda segundo o Boletim, 9.154 testes realizados na cidade deram negativos e outros 259 aguardam o resultado. Todos os 20 leitos de UTI do Hospital de Osório estão ocupados, sendo quatro deles com pessoas de outros municípios, o que não contabiliza para os números de Osório.

A superlotação dos leitos de UTI em todo o Litoral causou a morte de uma paciente que aguardava uma vaga. Uma moradora de Capão da Canoa acabou falecendo na madrugada de quarta-feira (24) no hospital de Santo Antônio da Patrulha, onde ela era atendida desde o último final de semana. A identidade da paciente não foi informada. Segundo informações, a vítima tinha 48 anos, era obesa e sofria de outra comorbidade; não resistindo ao agravamento de seu quadro de saúde após o contágio por coronavírus.

E o caso dela não foi único no Estado. Nos últimos dias foram registrados três casos semelhantes nas cidades de Boqueirão do Leão (Vale do Taquari), Morro Reuter (Vale do Sinos) e Não-Me-Toque (Região Norte) e Boqueirão do Leão (Vale do Taquari). Em cada uma desses municípios, ao menos um paciente de Coronavírus acabou morrendo após não conseguir vaga em leito de UTI.

NÚMEROS

Até o final de ontem (quinta-feira), foram registrados 30.756 casos do novo coronavírus no Litoral Norte. Desse total, 27.582 estão recuperados da doença, o que equivale a 89,6% dos infectados na região. Outras 2.639 pessoas seguem com a doença ativa na região. A região já registra 535 óbitos por Covid-19. A taxa de letalidade da Covid-19 no Litoral Norte é de 1,7%, porém segue menor que a do Estado, que é 1,9%. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Rio Grande do Sul tem aproximadamente 619,4 mil casos da doença, com mais de 12 mil óbitos. Em relação aos recuperados, o número já chegou a 586,7 mil pessoas, o que equivale a 95% do total de diagnosticados com o novo coronavírus em todo o Estado. Vale ressaltar que aproximadamente 20,7 mil pessoas ainda seguem em tratamento domiciliar ou em Hospitais, em todo o RS.