Artigo Opinião

Delegado Pedro Carlos Rodrigues Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul – ASDEP/RS

Fique em casa por nós

O nosso trabalho como Delegado de Polícia, assim como de outros setores básicos e fundamentais para a sociedade, não para. Enquanto o mundo todo está sendo aconselhado pelas autoridades de saúde a ficar em suas casas para evitar a dissipação do Coronavírus, os delegados de polícia estão comandando suas equipes em delegacias e ruas. Essa atividade contínua serve para que, neste momento em que há pouca circulação nas ruas, a segurança continue sendo garantida para todos. Pois, mesmo com todas as recomendações de quarentena e a diminuição do fluxo de pessoas, a criminalidade não dá trégua.

As apreensões de drogas, os casos de violência doméstica e, principalmente, a imparável inspeção contra falsificações de materiais utilizados no combate a COVID-19 se multiplicam. Por isso, o trabalho das equipes chefiadas pelos delegados de polícia é essencial, especialmente neste momento. Embora a nossa profissão fique na linha de frente de exposição ao vírus, precisamos cumprir a missão de servir e proteger a população que está recolhida em suas casas.

É preciso colaborar ao máximo com os colegas delegados de polícia que estão trabalhando, também, para que sejam cumpridos decretos e normas municipais, estaduais e federais. Ficar em casa e evitar a contaminação por Coronavírus é uma responsabilidade social de todos neste momento, principalmente com aquelas profissões, como a nossa, que não podem realizar a quarentena tão fundamental e reiterada pelas autoridades de saúde. Fiquem em casa porque a nossa classe seguirá nas ruas trabalhando por você!