Atividades do ‘Maio Amarelo’ acontecem na região

Ações em alusão do Maio Amarelo foram realizadas em frente ao posto do 3º CRBM, em Osório. – Foto: PMO

Durante o mês de maio são realizadas diferentes ações para combater a violência no trânsito. O chamado ‘Maio Amarelo’ tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, colocando em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Na quarta-feira (11), foi realizada no 3º Batalhão do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), as margens da ERS-030, em Osório, uma ação de conscientização no trânsito. Ao todo foram abordados 88 veículos, sendo identificadas 116 pessoas e entregues 150 panfletos. Participaram do ato o comandante do 3º CRBM, o capitão Quadros, o presidente da Câmara de Vereadores Charlon Muller, além de agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, do CFC Osoriense e do CFC Litoral Norte.

O alerta tem como principal objetivo a diminuição de acidentes de trânsito, sempre contando com a consciência dos motoristas. Autor da Lei Municipal no 6.146, de 28 de dezembro de 2018, que institui maio como o mês de prevenção de acidentes de trânsito em Osório, o vereador Charlon Muller (MDB), alertou para a importância da realização de atividades educativas e de orientação profissional com o objetivo de conscientizar a população.

O secretário de Segurança Pública e Trânsito Moacir Galimberti também destacou a importância de realizar campanhas de conscientização no trânsito. “Essas medidas educativas são fundamentais na busca da redução do número de acidentes nas cidades e nas estradas. Foi uma ação muito importante que contou com a parceria de diversas instituições”, destacou o secretário.

OUTRAS AÇÕES

Ainda em Osório, na tarde de quarta, os Policiais Militares (PMs) do 3° CRBM realizaram palestra para colaboradores da CGB Energia, com o tema educação no trânsito. A ação contou com a presença de 15 colaboradores da empresa, aos quais foram repassadas dicas e orientações para um trânsito mais humano e seguro, além do diálogo com os participantes para solução de dúvidas.

Em Capivari do Sul, os PMs realizaram barreira educativa no quilômetro 63 da ERS-040. Durante a ação, condutores, pedestres e ciclistas receberam orientações para um trânsito mais humano e seguro, além da entrega de folders com dicas de segurança viária.

Na terça-feira (10), os agentes do 3º Batalhão Rodoviário já haviam realizados ações em Tramandaí. O trabalho aconteceu no quilômetro 93 da ERS-030, próximo ao Parque Histórico General Osório. Na oportunidade, os condutores receberam folders alusivos à campanha, orientações para segurança viária e a redução dos índices de acidentalidade.

Em Tramandaí, policiais realizaram abordagens no Posto da ERS-030, próximo ao
Parque Histórico General Osório. – FOTO: BM