Uma baleia foi encontrada morta na beira da praia na manhã deste domingo (28/02), em Nova Tramandaí. O animal, com aproximadamente oito metros, apareceu na areia, nas primeiras horas do dia. Muitos populares que circulavam pelo local aproveitaram para tirar fotos e observar mais detalhadamente a baleia. O Comando Ambiental da Brigada Militar (BM) compareceu ao local.

Conforme o biólogo do Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ignácio Moreno, a baleia é da espécie Jubarte. Após uma análise preliminar, o pesquisador afirmou que trata-se de “um exemplar juvenil que provavelmente se perdeu de sua mãe em uma jornada do Sul para o Norte, que esta espécie faz nesta época do ano. A estimativa é de que ela tenha morrido nas últimas 48 horas”, declarou Ignácio.

Técnicos do Ceclimar foram ao local para buscar informações e coletar amostras para análise.  Por volta das 17h de domingo, três máquinas da prefeitura local enterraram o animal. O Comando Ambiental alerta para que em casos de encontrarem animais feridos ou mortos na praia, que comuniquem a Patrulha Ambiental (Patram) ou o Ceclimar, o quanto antes. Os telefones para contato são: 51) 3308 1200, (51) 3601-1726, (51) 3627 1309 ou (51) 3627 1505.

Foto: Divulgação


There is no ads to display, Please add some