Animal da espécie baleia-de-Bryde foi encontrado morto hoje na praia de Santa Terezinha

Uma baleia da espécie de Bryde encalhou nesta quarta-feira (18) em Imbé. O animal, de aproximadamente 40 toneladas, foi localizado na altura da guarita 127, na praia de Santa Terezinha, segundo a Patrulha Ambiental da Brigada Militar, que está no local.
O Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ceclimar/Ufrgs) foi acionado para auxiliar no trabalho de investigação do encalhe. Segundo o professor Ignácio Moreno, a baleia é um macho adulto de 13 metros de comprimento, aparentando ter provavelmente sete ou oito anos.
As causas que levaram o mamífero a morrer serão difíceis de apurar, devido ao estado de decomposição. Se estima que o animal morreu há pelo menos 24 horas. Na costa gaúcha, as causas mais comuns de mortes de baleias são colisão com embarcações, redes ou causas naturais.
“Essa é uma das únicas espécies que não realiza migração de águas quentes para águas frias para se alimentar. Ela prefere permanecer em águas quentes e em mar aberto, distante da nossa costa”, explica o biólogo do Ceclimar.
A prefeitura de Imbé já enviou maquinário para a retirada dos restos da baleia. Após a coleta de amostras por parte do Ceclimar, o animal deverá ser enterrado na areia da praia.

Fonte: RdG