A Assembleia Legislativa gaúcha aprovou de maneira unânime o projeto que oficializa a cidade de Balneário Pinhal como Capital Estadual do Mel. O Projeto de Lei (PL) no 477/2019 é de autoria do deputado Zé Nunes (PT). O parlamentar é o coordenador da Frente da Apicultura e Meliponicultura na Assembleia.

Segundo ele, o município do Litoral Norte é referência na apicultura do RS, o que vem sendo construído no passar dos anos. “Atualmente, com os eventos realizados, (Balneário Pinhal) acabou por se tornar um ponto de encontro de apicultores, meliponicultores, agroindústrias, prestadores de serviços, estudiosos, fabricantes de insumos para cadeia apícola e de turistas e consumidores que tem interesse no tema”, explicou Nunes.

O deputado ainda complementou dizendo que: “Em Balneário Pinhal são promovidos seminários em que o objetivo é a difusão de conhecimentos sobre a cadeia apícola, onde se dissemina a informação para qualificar a atividade com grande comparecimento de produtores, pesquisadores, alunos, gestores públicos e demais interessados no tema. Além disso, o município promove Festimel, feira que reúne quem faz a produção e o beneficiamento do mel e demais produtos, quem faz artesanato, presta diversos tipos de serviços, mas também um espaço de lazer e de entretenimento para a população e para quem visita”. São por essas e por outras coisas que Balneário Pinhal foi escolhida como Capital Estadual do Mel.

Não bastasse isso, outro projeto do deputado Nunes também foi aprovado. O PL no 476/2019 determina que o Festival do Mel e do Doce se torne relevante interesse cultural para o Estado. Assim como o PL no 477/2019, o projeto também foi aprovado por unanimidade. Os dois projetos agora seguem para a sanção do governador Eduardo Leite.

Festimel

“O Festimel é um evento que promove a produção do mel, da apicultura e da meliponicultura, mas vai além disso, busca mostrar o que já está sedimentado na identidade do município, que é a promoção do mel e tudo que está associado a cadeia do mel, os serviços relacionados, a agroindústria, o artesanato e os eventos, que divulgam as potencialidades locais e geram trabalho e renda para muitas pessoas”, afirmou o deputado Zé Nunes.

No espaço do Festimel a população e os visitantes têm a possibilidade de conferir a exposição da economia local, acessar a praça de alimentação e assistir shows variados. Entre as atrações, estão shows nacionais e regionais, atividades culturais, esportivas, recreativas e de cunho religioso, além das tradicionais apresentações artísticas e muito mais.

Realizado pela prefeitura de Balneário Pinhal, em 2019 o evento chegou a sua quinta edição e contou com a presença de centenas de pessoas nos nove dias do Festival. Tradicionalmente realizado em outubro, o Festimel precisou ser cancelado em 2020 por causa da pandemia, porém a expectativa é que retorne no próximo ano.

Foto: PMBP