Bispo Dom Jaime emite orientações sobre o retorno das missas com público na cidade

Na terça-feira (21) o bispo da Diocese, dom Jaime Pedro Kohl, após reunião com o Conselho de Consultores e de Presbíteros, emitiu um comunicado tratando principalmente sobre a celebração da Santa Missa com a participação presencial de fiéis. De acordo com o comunicado, foi realizada uma “avaliação do momento delicado que estamos vivendo”.

Abaixo segue os principais pontos recomendados pelo bispo:

Missa com a participação de fiéis

A orientação da Diocese de Osório para as suas 23 paróquias no Litoral Norte gaúcho é de que a partir da “flexibilização do poder público, algumas paróquias já iniciaram a possibilitar a participação dos fiéis em modo presencial, respeitando a normativa: não mais de 30 pessoas, distância mínima de 2 metros entre as pessoas, uso de máscaras, ambiente arejado, disponibilização de álcool gel e kit completo de higiene nos banheiros.

De acordo com dom Jaime, “a dificuldade é a de ter que limitar o número de pessoas, mas precisa ser respeitado”. O Bispo também elogia a iniciativa de algumas paróquias que já aumentaram o número de celebrações para possibilitar a um maior número de fiéis participarem da celebração eucarística. Mas reforça que a paróquia deverá realizar missa com fiéis presentes apenas nos municípios que permitem essa possibilidade.

“Pedimos que se obedeça à determinação das autoridades competentes e se continue celebrando em privado nos horários definidos pela paróquia”, orienta dom Jaime nas cidades que não permitam a abertura das igrejas.

“Que cada paróquia, dentro de vossas realidades e possibilidades ir, progressivamente, abrindo as igrejas para oração pessoal dos fiéis e voltando as celebrações das missas de acordo com as circunstâncias e a legislação estadual e municipal vigentes”, orienta dom Jaime.

Funcionamento das secretarias paroquiais

Quanto ao funcionamento das secretarias paroquiais, dom Jaime afirma que “o importante é respeitar as indicações dadas para esse tipo de serviço, sobretudo limitando o número de pessoas e uso de máscaras.”.

Realização de eventos/atividades

Com relação à agenda de maio da Diocese de Osório estão canceladas as seguintes celebrações

09/05 – Escola de fé, bem comum e cidadania;

16/05 – Seminário da Iniciação à Vida Cristã (IVC);

23/05 – Encontro da Pastoral da Criança em Tramandaí;

30/05 – Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP).

A princípio estão mantidos:

05/05 – Reunião do Clero;

09/05 – Reunião do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI);

19/05 – Encontro do Clero com estudo sobre liturgia;

21/05 – Conversa do Bispo com os membros das PASCOM e Imprensa, alusivo ao 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais via internet.

Sobre a realização das Coletas

No comunicado é informado que mesmo na situação de maiores dificuldades financeiras, nenhuma coleta foi cancelada, algumas apenas transferidas, conforme segue:

31/05 – Coleta de Pentecostes de apoio ao projeto missionário do Regional Sul III (CNBB) com Moçambique;

28/06 – Óbolo de São Pedro pelas vocações (cada paróquia define a data em agosto);

13/09 – Lugares Santos;

18/10 – Missões;

22/11 – Campanha da Fraternidade e Campanha da Evangelização.

É tempo de cuidar

Por fim, dom Jaime reforça a iniciativa da CNBB e Cáritas brasileira, partilhando iniciativas locais de solidariedade, mesmo das paróquias, no projeto: “É tempo de Cuidar”. A campanha pode ser vista na íntegra por meio do site da Diocese (www.diocesedeosorio.org).

Para mais informações sobre as orientações emitidas pelo bispo dom Jaime Pedro Kohl, ligue para o páraco da sua paróquia.