BM de Osório homenageia ex-combatente centenário

Esta terça-feira (8) foi marcada por homenagens ao tente Nestor Antônio dos Santos, pelo seu aniversário de 100 anos. O osoriense foi integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e esteve presente na II Guerra Mundial (1939-1945). Devido aos seus trabalhos prestados, o ex-combatente foi homenageado pelo Exército e pela Brigada Militar (BM).

O tenente Nestor recebeu duas medalhas de condecoração: uma pelos 75 anos de Força Expedicionária e a outra pelos 100 anos da região militar. A entrega foi feita pelo Comandante Militar do Sul (CMS), o general do Exército Valério Stumpf Trindade, que também entregou uma boina do exército ao ex-combatente. Além disso, o veterano de guerra ainda foi homenageado com a entrega da Moeda do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral),recebida das mãos da major Rubia do Nascimento Bruck Carini.

A homenagem foi realizada na casa do aniversariante, na região central da cidade, e contou com a presença de familiares e amigos. “É um orgulho imenso e muito gratificante ter na família um combatente da 2a Guerra Mundial. E todos nós (da família) se sentimos orgulhosos dessa homenagem”, afirmou a neta de Nestor, Roberta dos Santos.

Entre os presentes, estava outro ex-combatente, Luiz Alves de Souza (97), que foi de Porto Alegre, cidade onde mora, para cumprimentar o amigo e ex-colega. A cerimônia também contou com a presença da Banda do 3o Regimento de Cavalaria de Guarda do CMS.

Bastante emocionado e mesmo debilitado por causa da idade, o homenageado não deixou de agradecer todos pelas condecorações. “Quem serve ao Exército. Ao nosso Exército; se sente honrado ao poder ser lembrado”, declarou o ex-combatente centenário, Nestor Antônio dos Santos.

Foto: BM