upload-20160801161037docentes_e_discentes_mnA segunda edição do Curso de Formação de Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) teve início nesta segunda-feira (1º), nas dependências do 3º Regimento de Polícia Montada, de Passo Fundo, com a participação de sete policiais militares de estados como Paraná, Amazonas, Roraima e Sergipe. A primeira edição está em andamento desde julho na Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES), de Montenegro.

A capacitação visa formar, em cinco edições, 170 novos policiais militares para aplicar nas redes escolares públicas e particulares os currículos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), abrangendo a educação infantil, os anos iniciais o 5º e 7º anos do Ensino Fundamental.

A ação representa uma das principais ferramentas de polícia comunitária em prática no estado, interligando a corporação, por intermédio de seus instrutores, com a comunidade escolar. A Brigada Militar e as polícias militares de outros estados ganham novos policiais para a atividade de prevenção.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é um programa desenvolvido pela Brigada Militar e consolidado na comunidade escolar, cuja finalidade é trabalhar noções de prevenção às drogas e à violência, além de desenvolver noções de cidadania e prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.

Baseado no programa norte-americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), desenvolvido inicialmente em Los Angeles, Califórnia, em 1983, atualmente é aplicado em mais de 40 países, envolvendo aproximadamente 60 mil policiais.

No Rio Grande do Sul, se iniciou em 1998 e foi instituído como política pública estadual pela Assembleia Legislativa, com a Lei nº 13.468, de 15 de junho de 2010. Em 18 anos de existência no estado, a Brigada Militar e o Proerd já capacitaram mais de 1,2 milhão crianças e adolescentes, na maioria dos municípios do Rio Grande do Sul.

Para mais informações, entrar em contato com a Coordenação Estadual do Proerd, pelo telefone 51 3288-4115, ou pelo e-mail proerd@bm.rs.gov.br.

Texto: Imprensa Gabinete do Comandante Geral da BM
Edição: Léa Aragón/Secom