BOCA DO BALÃO

SHOPPINGS tiveram reduzidas lojas em diversos segmentos. No estado a maior queda foi no setor de Moda que atingiu quase 10% e o que menos sofreu com a pandemia foi o setor de alimentos onde a queda foi de menos de 1%. Em Osório houve o fechamento de diversas lojas, incluindo até mesmo um posto de combustíveis. No entanto cresceram o segmento de alimentação por tele entrega e o surgimento de novas lojas na cidade, incluindo no segmento de supermercados. O setor de construção civil e lojas de materiais de construção e pintura tiveram aumento de vendas durante o período mais recessivo da pandemia.

CONGRESSO Nacional que tanto se preocupou com a economia do país para não furar o teto e assim quase impedir o novo Auxílio Brasil, derrubou o veto do presidente Bolsonaro ao projeto que destinava 5,7 bilhões para o fundo eleitoral do próximo ano. Este valor vou aprovado no orçamento e vetado, mas entenderam os representantes do povo que deveriam ter este “auxílio campanha política” dobrando de valor em relação às eleições anteriores. Anualmente os partidos recebem o Fundo Partidário que em 2020 foi de 964 milhões cujo destino se tem visto serviu para alguns partidos usarem como salário para políticos profissionais como Lula, Ciro Gomes, Aécio Neves e mais recentemente o pré-candidato Sérgio Moro com um auxílio candidato de R$ 30 mil. Tudo com dinheiro dos impostos dos cidadãos que clamam por saúde e segurança.

CÂMARA de Vereadores de Osório que é composta por nove membros estuda alterar o número de cadeiras para o próximo pleito municipal para o total de 13 vagas. Mesmo que o orçamento comporte (seguiu o mesmo percentual sobre o total da arrecadação e esta subiu anualmente de 3%) o fato de haverem devoluções ao Executivo e terem diversas medidas de redução de despesas, podem destinar a investimentos em obras sociais da cidade. Aumentar o número de cadeiras em nada fará aumentar o número de consultas médicas, de evitar a falta de medicamentos e de não haver lixeiras públicas na cidade. O recurso é do povo e, é para este ser informado e beneficiado em melhorias da cidade como um todo.

MURO do hospital recentemente foi recuperado e teve toda a pintura refeita. Infelizmente algum membro da cidade que desconhece que este serviço foi realizado com o esforço e doações de várias empresas e de pessoas para a melhoria da instituição resolveu pichar uma parte. Esta demonstração de ignorância, que alguns chamam de arte, cultura deve ser banida dos bens públicos e privados da cidade. Usem suas aptidões “artísticas” para o bem, até mesmo para dedicar tempo pintando graciosamente praças, parques e instituições públicas da cidade.

EMPRESA Equatorial que assumiu a CEEE já atua forte na recuperação de redes e principalmente no combate e restabelecimento de energia onde há o furto de fiação elétrica. A prisão de três elementos e a morte de um eletrocutado em Mostardas deve arrefecer ações deste tipo. A empresa está trocando a fiação de cobre por cabos de uma liga metálica que possui valor comercial muito menor do que o cobre.

Pergunta que fica para a comunidade. Nove vereadores são suficientes para compor a representação do povo na Câmara que se tenha de aumentar para 13?