BOCA DO BALÃO

SESSÃO Plenária da Câmara de Vereadores de Osório realizada na terça-feira pela página do Legislativo teve grande procura devido a pauta a ser cumprida no dia. O assunto bomba estava na apreciação da denúncia e cassação do vereador e ex-secretário da Saúde Emerson Magni. Internautas puderam ver o “desempenho” dos vereadores a começar pela leitura da denúncia pelo vereador Valério dos Anjos. Muitos dos internautas não compreendem o rito da sessão, mas felizmente o presidente do Legislativo Beto Gueiê atendeu aos clamores dos internautas.

MUITOS dos internautas ficaram estupefatos com esta sessão ser a primeira presencial dos seus 9 vereadores. Um exagero por parte do Legislativo que poderia ter promovido distanciamento de 10 metros cada um e ainda haveria um enorme vazio no amplo plenário. O que muitos dos internautas estão constatando é que o Legislativo nem precisaria ter 9 vereadores, pois o desempenho destes diante do público foi desastroso o que poderá provocar uma enorme renovação na composição para o próximo período Legislativo.

AFASTAMENTO do então secretário da Saúde Emerson Magni levou consigo outros funcionários lotados na secretária e outros setores. A secretária adjunta e servidora da Saúde Silvia Oliveira havia assumido o cargo de secretária, mas logo foi afastada e em seu lugar assumiu a consultora jurídica da prefeitura Ivonete Mateus. Um levantamento completo das compras está sendo realizado e a consultora já havia alertado sobre os trâmites legais das compras, o que confirmou durante depoimento na Sindicância Administrativa Investigativa, inclusive salientando a falta de publicação na imprensa dos extratos dos contratos firmados como explicita a Lei das Licitações.

PREFEITURA ainda desconhece o montante que posa ter sido superfaturado nas compras sem licitação da empresa pertencente a um familiar de um dos funcionários da Prefeitura. Além de apurar os valores a população quer saber do ressarcimento aos cofres públicos, pois outros casos já apurados como o ocorrido na Secretaria da Fazenda em que poderia chegar a um milhão de reais também não foi esclarecido à comunidade.