Brasil goleia Costa Rica e assume liderança do Grand Prix de Futebol de Cegos

Está sendo realizado na cidade de Puebla, no México, o Grand Prix de Futebol de Cegos. A competição, organizada pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional dos Desportos para Cegos), inicialmente seria disputada por seis seleções (Argentina, Brasil, Costa Rica, Índia, Japão e México), sendo disputa em duas chaves com três cada uma. Porém, com a desistência da seleção japonesa, o campeonato passou a ser disputado em formato de pentagular, onde jogam todos contra todos, avançando os dois melhores para a grande final.

Com duas vitórias em três jogos, o Brasil é o líder da competição e tem boas chances de classificação para a final. Na estreia, na terça-feira (2), vitória por 4 a 0 contra a Índia, com direito a dois gols do osoriense Ricardinho. Além dos gols do camisa 10, Cássio e Maicon deram números finais a partida.

Na quarta (3), no clássico contra a Argentina, a seleção foi derrota por 1 a 0, com gol de Max Espinillo. Essa foi a primeira derrota da equipe nos últimos nove anos. Já ontem (quinta-feira), o Brasil derrotou a Costa Rica pelo placar de 7 a 0. Nonato (duas vezes), Tiago Paraná, Maicon, Jardiel e Cássio (duas vezes) marcaram os gols da partida.

Em primeiro com seis pontos, dois a mais que México e Argentina, a seleção brasileira só volta a quadra no sábado (6), às 13h e 15min (horário de Brasília) para encarar os mexicanos. Dependendo dos resultados dos jogos de hoje (sexta) e a partida do sábado que acontecerá antes do duelo contra os donos da casa, o Brasil já pode entrar em quadra classificado. Porém, na pior das hipóteses, pode precisar jogar pela vitória para chegar a decisão.

Lembrando que a final acontecerá no domingo (7), a partir das 13h e 15min, entre os dois primeiros colocados do geral. Antes disso, às 11h, acontecerá a disputa do Bronze entre o terceiro e quarto colocados da primeira fase. Todos os jogos estão sendo transmitidos de maneira gratuita no Canal do Youtube IBSA Blind Football World Grand Prix Puebla 2022. Vale ressaltar que o campeão do Grand Prix garante vaga para o Mundial da modalidade, que será disputado em 2023 na cidade de Birmingham, na Inglaterra. A seguir veja a tabela completa da competição e a situação do grupo:

Colocar tabelas

GRUPOJPSG
Brasil3610
México244
Argentina241
Costa Rica33-10
5º Índia20-5

Foto: Divulgação