Brigada Militar reforça segurança em escolas do Litoral

A Brigada Militar (BM), por meio do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral Norte (CRPO Litoral), tem intensificado as ações preventivas em escolas da região. Nesta semana, os agentes do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT) fizeram monitoramento em escolas de Capão da Canoa, Imbé, Torres, Tramandaí e Xangri-lá.

O objetivo é a preservação da ordem pública, com o foco na prevenção contra a violência na comunidade escolar, bem como possíveis delitos nos arredores das instituições de ensino. Vale lembrar que em março deste ano, um adolescente foi apreendido com uma faca em uma escola de Capão.

A Polícia Civil foi acionada na tarde do dia 29/03, após receber denúncias de que um adolescente estaria realizando ameaças a estudantes de uma escola em Capão da Canoa. As informações foram dadas por quatro pais de alunos. Conforme a Polícia, o autor das ameaças teria divulgado nas suas redes sociais que mataria três colegas a facas por sentir-se vítima de bullying na escola.

Imediatamente, os policiais foram até a instituição de ensino, onde abordaram o jovem. Após revistarem a mochila do menor, os agentes encontraram uma faca. O adolescente de 16 anos de idade, foi conduzido à Delegacia de Polícia (DP) de Capão, juntamente com os responsáveis. Após ser ouvido, o menor foi levado ao Ministério Público (MP) para as formalidades legais.

SUPOSTO MASSACRE EM ESCOLAS

Após áudios circularem em redes sociais de que um menino realizaria um massacre em alguma escola dos municípios de Osório e/ou Tramandaí, a Polícia Civil foi contada para se pronunciar sobre o fato. Segundo o delegado João Henrique Gomes, a Polícia ficou sabendo do fato “apenas por boatos e notícias informais, inclusive outras cidades também tiveram essas mesmas informações”, declarou Gomes.

Conforme Gomes, policiais fizeram a verificação preliminar e da procedência dessas informações e nada foi constatado ou confirmado. Ele disse ainda, que nenhuma pessoa registrou ocorrência na Delegacia da cidade sobre esse fato. João Henrique ainda afirmou que caso surjam novos elementos, a Polícia vai investiga-los.

MAIS VIGILÂNCIA NAS ESCOLAS

Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores realizada na noite de terça-feira (3), o presidente do Legislativo de Osório, Charlon Muller (MDB), entrou com um pedido junto às Secretarias Municipais de Educação e Segurança e Trânsito, para a ampliação da vigilância e segurança nas Escolas da cidade. Além disso, o documento solicita “capacitação/treinamento aos vigilantes para fazer a segurança e o cercamento eletrônico nas escolas do município”. Já na manhã de quinta (5), a Brigada esteve na Escola Ildefonso Simões Lopes (Rural).

FISCALIZAÇÃO EM TRAMANDAÍ

Na quarta-feira (4), a Guarda Municipal de Tramandaí (GMT) reforçou o patrulhamento preventivo nas escolas da cidade. A ação é desenvolvida em apoio ao Conselho Tutelar e Brigada Militar, onde após uma série de denúncias de possíveis violências, as equipes se deslocaram até os locais, onde efetuam esta orientação aos pais, professores e alunos das instituições.

 “Após essas fake news que estavam circulando pelas redes sociais, as forças de segurança se uniram e a partir desta quarta-feira, estarão efetuando o patrulhamento em todas as escolas da cidade, reforçando o serviço no qual já era prestado, porém com mais intensidade”, destacou o Secretário de Segurança, Direitos Humanos e Transporte de Tramandaí, Claudiomir da Silva Pedro.

Conforme Claudiomir, as equipes da Guarda Municipal, Brigada Militar e Conselho Tutelar seguirão com os pontos de patrulhamentos nas escolas estaduais e municipais de Tramandaí diariamente, no turno da manhã e tarde.

Foto: BM