Câmara homenageou Banda Municipal de Osório

Durante a Sessão Ordinária da última segunda-feira, dia 30 de abril, a Câmara de Vereadores de Osório, por meio do requerimento do Vereador Lucas Azevedo, e aprovação unanime dos demais Vereadores, concedeu a Banda Municipal de Osório uma placa em homenagem ao trabalho desenvolvido e votos de congratulações a todos os integrantes, pela importante participação e contribuição à cultura e à arte.

Na oportunidade o Maestro Tiago Almeida agradeceu a deferência da Casa Legislativa em reconhecer o trabalho de toda equipe de músicos por meio da homenagem e o importante apoio e incentivo da Prefeitura Municipal de Osório. O Maestro Olavo Almeida, antecessor do atual, também recebeu votos de congratulações e, emocionado, falou da importância deste reconhecimento.

A Banda Municipal de Osório teve sua formação no ano de 1998, fundada pelo professor Igídio Edevar Nascimento Silveira in memoriam. Iniciou com jovens da rede municipal, estadual, cidadãos da comunidade e músicos da banda do CAT. A banda teve como regente o professor Igídio durante seu primeiro ano.

De junho de 1999 a março de 2014, Olavo de Almeida assumiu a regência e trabalhou durante quinze anos, data de sua aposentadoria. Atualmente o regente da Banda Municipal de Osório é Tiago Costa de Almeida, que iniciou seu trabalho em 2014.

Hoje a Banda Municipal de Osório realiza seus ensaios gerais uma vez na semana no turno da noite, desenvolve escola de música instrumental de sopro duas vezes semanalmente, em dois turnos diários (manhã e tarde), no Centro Cultural José do Patrocínio, Rua Barão do Triunfo nº 1096.

Atualmente a Banda Municipal Musical é composta de 20 bolsistas remunerados. A banda se constitui em dois aspectos durante o ano, como banda musical na época do desfile cívico, Banda Marcial com 35 componentes. A banda representa Osório em eventos municipais, regionais em outras cidades do estado, apresentando-se em escolas, desfiles cívicos, inaugurações, revitalizações de prédios, festivais da região, entre outros eventos.