Campanha de lixo eletrônico acontece nas tardes das sextas-feiras

Intensificando as ações do programa Jogue Limpo com Osório, a Secretaria do Meio Ambiente e Gestão territorial realiza nas tardes das sextas-feiras, entre às 14 e 16 horas a tradicional Campanha de lixo eletrônico.

Segundo informações dos últimos levantamentos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, das mais de 5.500 cidades brasileiras, somente 724 têm algum tipo de coleta de lixo eletrônico. Osório está entre esse número pequeno de municípios que trabalha na prática o recolhimento.

O serviço é disponibilizado gratuitamente à população na Garagem da Prefeitura de Osório, no Bairro Albatroz, ocasião em que as pessoas que possuem qualquer tipo de lixo eletrônico podem fazer o descarte correto.

Dados divulgados pela Organização das Nações Unidas a cada ano, indicam que a indústria eletrônica – um dos maiores do mundo e mais rápido crescimento – gera até 41 milhões de toneladas de lixo eletrônico de bens como computadores e telefones inteligentes. O Brasil já está entre os maiores de produtores de e-lixo, no mundo, totalizando 1,4 milhão de tonelada por ano, ou aproximadamente 7 kg por habitante. Previsões dizem que o número pode chegar a 50 milhões de toneladas já em 2017.