Campanha Nacional vacina mais de 154 mil crianças de até 5 anos no RS

anticoncepcional-injetvel13Mais de 154 mil crianças foram imunizadas no Rio Grande do Sul durante a Campanha Nacional de Multivacinação, segundo informou o governo estadual na noite desta terça-feira (3). A iniciativa teve início no dia 19 do mês passado e se estendeu até o último sábado (30).

De acordo com dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), órgão da Secretaria da Saúde (SES), 298.572 crianças menores de cinco anos compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Entre elas, 154.558 (51,77%) foram imunizadas, recebendo ao todo 274.959 doses de vacina. Os medicamentos mais aplicados foram a Vacina Oral da Polio-VOPb, Vacina Pentavalente e Vacina contra a Febre Amarela.

De acordo com o governo estadual, o objetivo da campanha de multivacinação foi atualizar da carteirinha de vacinação de menores de cinco anos e de crianças e adolescentes entre nove e 15 anos. Conforme orientação do Ministério da Saúde, as doses aplicadas no segundo grupo foram inseridas diretamente no sistema de informação de forma individual e, por isso, não foram contabilizadas.

Antes do início da campanha, o Piratini havia estipulado como público-alvo 1,6 milhão de pessoas, somando os dois grupos. No dia 24, o “Dia D”, mais de 2 mil postos foram abertospara a imunização.

13 tipos de vacinas
A multivacinação contempla 13 tipos de vacinas, que protegem contra 18 doenças: rotavirus, contra um dos principais agentes causadores de diarreia; poliomielite, contra a paralisia infantil; pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo b (Hib); pneumocócica conjugada 10-valente; meningocócica conjugada C; trivalente, contra sarampo, caxumba e rubéola; além das vacinas contra febre amarela, varicela, hepatite A e a vacina contra o HPV, que previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais.