Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4×4 definiu campeões de 2016 em Osório

portalveiRally-e1439589133467-777x437A cidade de Osório sediou durante a sexta-feira e o sábado, dias 23 e 24 de setembro, a final do Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4×4 de 2016. A prova decisiva contou com 160 quilômetros de extensão e cinco horas e meia de duração. Na categoria principal, a Graduados, os grandes campeões do ano foram o piloto Fábio Torcato, de Viamão, e o navegador Alexandre Rech, de Caxias do Sul. Na Turismo, quem comemorou foi o piloto Fabrício Soares, de Santa Maria, e o navegador Ismael Peteffi, de Novo Hamburgo. Campeões antecipados na Novatos, o piloto Daniel Arend e o navegador Lucas Grahl, de Nova Petrópolis, cumpriram a prova já se preparando para competir na Turismo em 2017.
Com quatro vitórias em cinco provas ao longo do campeonato, a dupla campeã na Graduados credita o bom desempenho ao entrosamento da parceria que iniciou ainda em 2011. “Em Santa Cruz do Sul, com muita chuva e barro, o Fábio fez uma prova impecável na pilotagem. As provas seguintes mostraram nosso entrosamento, pois foram exigentes tanto para o piloto quanto para o navegador”, avalia Alexandre.
Para Fábio, a honestidade para apontar falhas e ver o que aconteceu de errado foi o fato que fez a diferença no entrosamento da dupla e garantiu os ótimos resultados ao longo da competição. “Ninguém acreditava no nosso carro e até apelidaram o Grand Vitara de Barbie, mas apostamos nele e mostramos o resultado.”
Na categoria intermediária, a Turismo, o piloto Fabrício Soares, de Santa Maria, e o navegador Ismael Peteffi, de Novo Hamburgo, comemoram o título de 2016. Segundo Fabrício, a experiência do seu navegador foi fundamental para o resultado da dupla. “Eu sempre participei de provas de regularidade de moto e ano passado experimentei o Rally 4×4 e gostei, então este ano me dediquei. O Ismael já foi campeão gaúcho de Rally e é mais experiente, o que foi fundamental”, conta Fabrício.
O navegador de Novo Hamburgo ressaltou a diversidade das provas do campeonato deste ano e a inclusão de uma etapa noturna como grande diferencial de 2016. “Todas as provas contaram com características diferentes. Acho que a nossa tranquilidade predominou e fez diferença em cada prova. Tenho estudado nossos pequenos erros para tentarmos corrigi-los e nos preparar para correr na Graduados”, afirma Ismael.
Entre os Novatos, o piloto Daniel Arend e o navegador Lucas Grahl, de Nova Petrópolis, já haviam garantido o título antecipado após vencer a prova de Eldorado do Sul e aproveitaram Osório para testar as habilidades para subir de categoria no próximo ano. “Nossa intenção é continuar em 2017 na Turismo. As expectativas são muito boas, mas sabemos que há muitos competidores e desafios de alto nível”, comenta Daniel.
Enquanto na Graduados Fábio e Alexandre comemoram o título da competição juntamente com a vitória na prova de Osório, nas categorias Turismo e Novatos outras duplas assumiram o topo mais alto do pódio, deixando os campeões do ano para trás e mostrando a competitividade do campeonato. Na Turismo, o piloto Adriano Goettems, de Panambi, e o navegador André Santos, de Pelotas, ganharam a segunda prova seguida. A dupla precisou rodar um bom trecho da prova sem um dos pneus dianteiros e parar para a troca e ainda assim garantiu o melhor resultado. Entre os Novatos, a surpresa foi o piloto Lauro Papel Gomes, de Itapema-SC, e o navegador Ewerton Toledo de Lucena, de Caxias do Sul. A dupla competiu pela primeira vez junta, sendo que Ewerton só havia navegado em competições 4×2, e figuraram no ponto mais alto do pódio.
O Campeonato Gaúcho de Rally 4×4 de Regularidade tem realização da América Sul Off-Road, organização do Rally Clube do Rio Grande do Sul e supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo. O patrocínio é da AUTOMASAFETY, Solução em Segurança de Máquinas; IPIRANGA LUBRIFICANTES; TROLLER TRILHA FLORAUTO; CONFORTO, Artefatos de Couro; VIVERONE RIO GRANDE HOTEL e VIGITRACK, Rastreamento e Gestão de Frotas. O campeonato ainda tem o apoio da Pizzolatto Advogados, Multital, Q7 Off-Road, Pontual Autolocadora, OffShox, Pitbull 4×4 Guinchos e Acessórios, Repecol, AutoClass, Militec-1 e MP+ Comunicação Visual. O apoio da etapa local é da Prefeitura de Osório.

CONFIRA O PÓDIO COMPLETO DE OSÓRIO E DO CAMPEONATO DE 2016:

PÓDIO OSÓRIO | GRADUADOS (Piloto/Navegador)
1º | Fábio Torcato (Viamão) e Alexandre Rech (Caxias do Sul)
2º | Rafael Cardoso (Novo Hamburgo) e Marcelo Ritter (Santana do Livramento)
3º | Mauro Pizzolatto e Henrique Rech (Porto Alegre)
4º | Rogério Koch e Gabriel Silveira (Porto Alegre)
5º | Cristiano Fuentes (Ivoti) e Fábio Bilhalva (Pelotas)

PÓDIO OSÓRIO | TURISMO (Piloto/Navegador)
1º | Adriano Goettems (Panambi) e André Santos (Pelotas)
2º | Fabrício Soares (Santa Maria) e Ismael Peteffi (Novo Hamburgo)
3º | Jeferson Silveira e Giane Sohne (Rolante)
4º | Giovani de Mello e Pedro Pescador (Porto Alegre)
5º | Christian Hoerde e Edson Pierezan (Eldorado do Sul)

PÓDIO OSÓRIO | NOVATOS (Piloto/Navegador)
1º | Lauro Papel Gomes (Itapema-SC) e Ewerton Toledo de Lucena (Caxias do Sul)
2º | Carlos Ruschel e Eduardo Ruschel (Gravataí)
3º | Daniel Arend e Lucas Grahl (Nova Petrópolis)
4º | Daniel Lima e Karolina Santos Sá (Osório)
5º | Jader Mendes e Jader Junior (Canoas)

CAMPEÕES GAÚCHOS DE RALLY REGULARIDADE 4X4 2016 | Graduados (Piloto/Navegador)
Fábio Torcato (Viamão) e Alexandre Rech (Caxias do Sul)
Vice: Rafael Cardoso (Novo Hamburgo) e Marcelo Ritter (Santana do Livramento)

CAMPEÕES GAÚCHOS DE RALLY REGULARIDADE 4X4 2016 | Turismo (Piloto/Navegador)
Fabrício Soares (Santa Maria) e Ismael Peteffi (Novo Hamburgo)
Vice: Adriano Goettems (Panambi) e André Santos (Pelotas)

CAMPEÕES GAÚCHOS DE RALLY REGULARIDADE 4X4 2016 | Novatos (Piloto/Navegador)
Daniel Arend e Lucas Grahl (Nova Petrópolis)
Vice: Carlos Ruschel e Eduardo Ruschel (Gravataí)

Fonte: Assessora de Imprensa do Campeonato Gaúcho de Rally 4×4 – Créditos: Aline Ben