Durante os meses de setembro e outubro, dando continuidade às tratativas para parcerias desenvolvidas em abril deste ano entre o Campus da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) de Santo Antônio da Patrulha e o Colégio Militar de Porto Alegre, estão acontecendo uma série de atividades para estudantes da escola da capital, acadêmicos da Universidade em Santo Antônio e alunos do Ensino Médio do município.

Estão sendo desenvolvidas as oficinas sobre lançamentos de foguetes produzidos com garrafas PET impulsionados com água, pelo mestrando do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, professor Victor Sardinha Bexiga e pelo professor Luis Carlos Gomes, ambos docentes do Colégio Militar. O lançamento dos artefatos é acompanhado por registros em vídeos, usando o programa Tracker.

Outra ação no mês de outubro, foi a realização de curso de extensão em Física Moderna, ministrado pelo professor Fernando Kokubun (IMEF-FURG) e, para a segunda quinzena deste mês, está previsto o início de um curso de Robótica para alunos do Colégio Militar, com o professor Luciano Silva da Silva como responsável.

fdd