A Secretaria de Saúde de Torres divulgou o novo Boletim Epidemiológico sobre a situação do Coronavírus na cidade. Conforme já havia anunciado no domingo (29/03), foi confirmado mais um caso de Covid-19. Trata-se de um homem de 27 anos que se encontra em isolamento domiciliar. O estado de saúde do paciente e a maneira como ele teria contraído a doença não foram informados. 

Com isso, Torres já registra oito casos do novo Coronavírus. Vale ressaltar que todos os pacientes infectados são homens entre 18 e 45 anos. Ao todo é 12 o número de casos confirmados do Covid-19 no Litoral Norte. Os outros casos registrados são em Capão da Canoa (2), Osório (1) e Santo Antônio da Patrulha (1). 

OSÓRIO 

Conforme o último Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, até o momento havia sido realizados 12 testes para o novo coronavírus. Desses, um deu positivo, quatro negativos e os outros sete seguiam aguardando resultado. Outras 57 pessoas que apresentaram sintomas gripais seguem sendo monitoradas em isolamento domiciliar. 

Um dos casos descartados seria de um preso da Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO). Segundo o vice-diretor da PMEO, o apenado apresentou sintomas do Covid-19 e chegou a ficar isolado dos demais presos até a o resultado do exame. É bom destacar que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) já informado por meio de nota, que as visitas estão suspensas por tempo indeterminado.  

Todos os presos que chegam à Penitenciária ou pedem mudança de cela, são isolados por precaução pelo período de 15 dias. A partir dessa semana, todas as quartas e quintas-feiras vai ser permitida a entrada de sacola assistencial, enviadas pelos familiares dos presos. Os responsáveis pela PMEO ressaltam que estão tomando todos os cuidados e precauções com todos os materiais higiênicos para evitar o contágio e uma proliferação da doença. 

CURADO 

Ainda segundo o Boletim apresentado pela Secretaria de Saúde de Osório, o único paciente constatado com Covid-19 na cidade está curado. Trata-se do atual presidente do Grêmio e ex-prefeito do município, Romildo Bolzan Jr. O mandatário de 60 anos de idade, que está no grupo de risco da doença, estava em sua residência na cidade desde o último dia 22 de março, quando foi comprovado o diagnóstico do novo coronavírus. 

Romildo teria sido infectado ao ter contato com outras pessoas infectadas em um jantar realizado em Porto Alegre. Porém, na ocasião, não havia confirmação que as pessoas estavam com a doença. Há informações que o presidente do Grêmio teria tido contato com diversos moradores da cidade, inclusive realizando uma festa para comemorar o seu aniversário com a presença de mais de 100 convidados. Entretanto, até o momento não houve nenhum caso confirmado em Osório, além de Romildo. Vale ressaltar que algumas pessoas que tiveram contato com o presidente gremista seguem sendo monitoradas em isolamento domiciliar. 

MONITORAMENTO 

Na manhã desta terça-feira foi realizada uma reunião do gabinete da prefeitura onde foi debatido e detalhado o monitoramento do novo coronavírus em Osório. Estiveram presente: o prefeito Eduardo Abrahão, o vice-prefeito Eduardo Renda, os secretários municipais Emerson Magni (Saúde), Rossano Teixeira (Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude), coronel Cardoso (Segurança Pública) e Elisete dos Anjos (Administração), além do servidor da Secretaria Municipal da Saúde, Jeandro Borba, e da farmacêutica Silvana Velho Pereira, os responsáveis por apresentarem os dados relativos ao município em relação aos procedimentos de monitoramento e acompanhando de pessoais sintomáticas para síndrome gripal, assim como pessoas que tiveram contato com caso positivo confirmado. Vale ressaltar que a cada dois dias a equipe de saúde liga para os pacientes em monitoramento e faz toda a triagem de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde 

FOTO: INTERNET / ILUSTRAÇÃO