Resultado de imagem para catedral de osórioEm 10 de novembro de 2016, às 20h, na catedral de Osório, milhares de fiéis vindos de todas as paróquias estarão reunidos participando da solenidade da dedicação do templo sede da Igreja do Litoral Norte gaúcho.
A solenidade da dedicação de uma catedral é uma tradição da Igreja Católica, na qual se consagra a Deus o templo e tudo que há dentro dele: cruz, sinos, objetos litúrgicos e fonte batismal… O ritual torna o templo sagrado para o culto a Deus, conforme orienta o Diretório Litúrgico da CNBB:
“Por ser edifício visível, esta casa aparece como sinal peculiar da Igreja peregrina na terra e imagem da Igreja que habita nos céus. […] Todas as Igrejas sejam dedicadas ou ao menos abençoadas. Contudo, as Igrejas catedrais e paroquiais sejam solenemente dedicadas pelo bispo diocesano ou alguém por ele delegado, e a cada ano a comunidade celebre solenemente o dia da dedicação.”
Em preparação a esse esperado momento em nossa Diocese foi realizado em agosto uma formação sobre o especial rito litúrgico da solenidade da dedicação. Esteve conduzindo esse momento o professor de Liturgia da PUCRS, Gustavo Haas, referência de Liturgia na Arquidiocese de Porto Alegre.
A formação oportunizou conhecer a solenidade e se colocar em comunhão com a diocese de Osório durante os preparativos da dedicação. Especialmente as pessoas envolvidas de forma mais direta na organização, como equipe organizadora, liturgia e comunicação.
Confira no vídeo (https://www.facebook.com/dioceseosorio/videos/1085614514860889/) Dom Jaime Pedro Kohl, bispo diocesano falando sobre o significado da dedicação e convidando cada um e cada uma a estar conosco nesse dia especial da nossa Igreja litorânea.