CEEE-D moderniza Subestação Osório 1

023A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) iniciou, nesta semana, a modernização da Subestação Osório 1, que atende parte dos clientes do Litoral Norte do Estado. O trabalho, coordenado pela Divisão de Manutenção da empresa, inclui substituição de equipamentos e ajustes nos sistemas de automação e proteção, além de reparos civis na infraestrutura local.

Enquanto os serviços são realizados, previstos para ficarem concluídos em até 40 dias, os 25 mil clientes que recebem a energia elétrica através das redes de média tensão que partem dessa unidade, localizada na BR 101 no município de Osório, serão abastecidos com a mesma qualidade de fornecimento pela subestação móvel que foi conectada na última terça-feira ao sistema energético da região.

Esse equipamento de uso provisório no local faz as mesmas funções de uma subestação fixa, com a diferença de ser montado sobre uma carreta. Essa é composta por um transformador de força de 30 MVA (megavolts-ampère) de potência, módulos de proteção e manobra, sistema de proteção, automação e telecomunicação. O Grupo CEEE possui seis subestações desse tipo, duas da área de transmissão e quatro do segmento da distribuição, utilizadas enquanto melhorias programadas são realizadas no sistema, e também em possíveis situações de contingência.

Na Subestação Osório1, a CEEE-D está investido R$ 450 mil. A atividade integra o plano de ações da Companhia para qualificar o atendimento aos clientes e dar maior confiabilidade e segurança ao sistema, em especial durante os meses de verão, quando, além da demanda de energia aumentar pela própria elevação da temperatura, a população nos municípios do litoral Norte cresce de forma expressiva.

Outras melhorias

Além desse trabalho, e também visando a ampliação da qualidade do fornecimento durante o verão, a empresa vem executando outros projetos de manutenção preventiva na infraestrutura energética na região, incluindo, além das subestações, as linhas de transmissão. Recentemente, foi concluída a modernização na Subestação Pinhal, unidade responsável pela distribuição de energia elétrica a 42,8 mil clientes dos municípios de Balneário Pinhal, Cidreira, Quintão e arredores.

Neste momento, equipes que atuam no litoral executam melhorias nas subestações Atlântida e Mostardas e junto às linhas de transmissão de 69 kV e 138 kV (Quilovolts) entre as subestações de Osório e Tramandaí e Osório e Palmares, respectivamente, onde ocorre revisão de equipamentos e troca de estruturas, conectores e isoladores.

A infraestrutura da Companhia no Litoral Norte é composta por 12 subestações e quase 10 mil quilômetros de redes. Nos 23 municípios da área de concessão, existem à disposição dos clientes onze agências comerciais, seis postos de atendimento ao cliente e seis postos conveniados. Os locais de atendimento da Companhia na região podem ser conferidos em www.ceee.com.br

Texto: Mara Medeiros