CEEE Distribuição avalia serviços no Litoral Norte

SubestaçãoMóvel_CEEEA Diretoria da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) fez encontro nesta quinta-feira (06) com a equipe da Regional Litoral Norte em Osório para avaliar os processos internos de gestão e o plano de ação das atividades na região. No evento, realizado no Espaço Cultural Conceição e que reúne resentantes dos 23 municípios da Gerência, foram discutidos os projetos em execução nas áreas de expansão e manutenção preventiva do sistema, além da agilização dos serviços comerciais, objetivando qualificar o atendimento aos clientes durante os meses de veraneio quando, além da demanda de energia aumentar pela própria elevação da temperatura, a população nos municípios de praia cresce de forma expressiva.

Júlio Hofer, que coordenou o encontro junto com o gerente Regional do Litoral Norte José Antônio Corrêa de Andrade, avaliou que estas ações têm sido fundamentais para promover a integração e a cooperação entre as áreas e, dessa forma, melhorar o desempenho geral dos serviços da Companhia. “Essa forma de atuação tem possibilitado o ajuste e até a correção de  procedimentos de trabalho, visando oferecer cada vez mais uma energia de qualidade aos nossos clientes”, diz.

Melhorias em redes e reforço de linhas e subestações

O diretor da CEEE informa que, além dos projetos de automação, expansão e manutenção preventiva que são realizados diariamente pelas equipes nos municípios, a empresa finalizou recentemente etapas importantes de reforço e modernização de subestações no Litoral Norte, o que proporciona um acréscimo na confiabilidade e segurança do sistema.

Nessas ações, executadas por equipes ligadas à Divisão de Manutenção da Companhia, ele cita o trabalho concluído em agosto último na Subestação Pinhal, unidade responsável pela distribuição de energia elétrica a 42,8 mil clientes dos municípios de Balneário Pinhal, Cidreira, Quintão e arredores. Ele informa também a recente instalação dos religadores junto às redes de energia, equipamentos que permitem maior automação ao sistema, dando maior agilidade à operação e reduzindo o tempo de interrupção do fornecimento aos clientes.

Hofer destaca, ainda, que em função do resultado das inspeções periódicas na infraestrutura energética da região, os técnicos do Litoral Norte que atuam em linhas e subestações realizam, desde julho, serviços ao longo da Linha de Transmissão de 69 kV (Quilovolts) entre as Subestações Osório 1 e Tramandaí.

Um dos projetos mais recentes da CEEE na região começa a ser executado nesta semana, a partir da chegada nesta quinta-feira (06), de uma subestação móvel da Companhia. O equipamento será agora conectado no sistema energético para atender diretamente aos 25 mil clientes abastecidos pela Subestação Osório 1, enquanto esta unidade passar por melhorias, trabalho que deverá durar aproximadamente 40 dias e envolver recursos na ordem de R$ 450 mil.

A subestação móvel, com eixos direcionáveis, montada sobre uma carreta, é composta por transformador de força (com 30 MVA – megavolts-ampère de potência), módulos de proteção e manobra, sistema de proteção, automação e telecomunicação. “O papel desses equipamentos – o Grupo CEEE possui cinco subestações móveis, duas da área de transmissão e três do segmento da distribuição – é exatamente esse, permitir a continuidade do fornecimento enquanto melhorias programadas são realizadas no sistema energético, e também em situações de contingência”, finaliza Júlio.

A infraestrutura da Companhia no Litoral Norte é composta por 12 subestações e quase 10 mil quilômetros de redes. Nos 23 municípios da área de concessão, existem à disposição dos clientes onze agências comerciais, seis postos de atendimento ao cliente e seis postos conveniados. Os locais de atendimento da Companhia na região podem ser conferidos em www.ceee.com.br

Coordenadoria de Comunicação Social