Cercamento eletrônico: Prefeitura projeta instalar 34 câmeras até o final deste ano

A Prefeitura de Tramandaí vai lançar nos próximos dias um edital sobre a implantação do sistema de cercamento eletrônico e videomonitoramento no Município. Segundo o Secretário de Segurança, Direitos Humanos, Transporte e Trânsito, Claudiomir da Silva Pedro (foto), a previsão é que sejam instaladas 34 câmeras até o final deste ano.

O Projeto deve contribuir, principalmente, para a prevenção de crimes e o atendimento mais rápido de ocorrências. O cercamento eletrônico também permite rastrear veículos roubados ou furtados, além das rotas de fugas dos criminosos.

Os locais de instalação das câmeras foram definidos pelos órgãos de segurança pública do Município.“ Todo o mapeamento da cidade foi feito em conjunto com a Polícia Civil, Brigada Militar e com o Conselho de Segurança Pública”, destacou o Secretário Claudiomir.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, com o cercamento eletrônico, são recuperados 5 vezes mais os veículos roubados na Capital. No primeiro mês de operação foram registrados 37 alertas de roubo ou furto, sendo que destes, oito veículos voltaram para seus donos.

Além deste projeto, a segurança do município irá priorizar a Guarda Municipal armada. A expectativa é de que os profissionais estejam habilitados para utilizar armas de fogo até 2020.

Texto: Matheus Vargas (ASCOM)

Informações: Litoral na Rede

Foto: Alanna Hanna (ASCOM)