19339105O Rio Grande do Sul registra 122 mortes por Gripe A em 2016. São 22 óbitos a mais comunicados às autoridades em uma semana. A atualização do quadro da gripe foi divulgada nesta sexta-feira (10) pela Secretaria Estadual da Saúde.

Apesar do acréscimo, os dados mostram tendência de queda no número de mortes, segundo a pasta. O pico de vítimas foi atingido há quatro semanas, e houve posterior redução nas semanas seguintes.

“Esse ano foi diferente, pois os primeiros casos começaram muito antes do inverno. Agora os dados mostram que os casos estão diminuindo. Temos que acompanhar por mais tempo para ter certeza que já passamos a pior fase”, diz o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis.

Conforme a secretaria, a campanha de vacinação é dada por encerrada, com quase 95% do público alvo tendo sido imunizado. Os municípios com os maiores números de mortes por gripe são Porto Alegre (23) e Canoas, Montenegro e São Gabriel (cada com 5).

Municípios ainda vacinam
Moradores de Alvorada, São Leopoldo e Novo Hamburgo ainda encontram vacina contra a gripe na rede pública de saúde. Os municípios abriram esta semana a imunização para o público em geral, após o atendimento exclusivo aos grupos de risco. Em Alvorada, são 1,3 mil doses sendo aplicadas em 15 postos. Em São Leopoldo, três mil doses fem 19 unidades de saúde. E em Novo Hamburgo, são poucas doses que devem acabar ainda nesta sexta-feira e são distribuidas em apenas quatro postos.

GAÚCHA