Chuva forte, possibilidade de granizo e queda na temperatura marcam a semana

O bloqueio de uma massa de ar seco no Oceano Atlântico favorece a permanência da chuva no Rio Grande do Sul pelo menos até a quinta-feira (25/7), informa a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

A chuva mais forte deve ocorrer entre a Campanha, sul, centro-leste e leste gaúcho. As temperaturas caem gradativamente e a sensação de frio aumenta. Com o resfriamento da atmosfera, a chuva pode vir acompanhada de granizo.

Alerta D Civil SMS
Possibilidade de chuva intensa, com raios, vento, granizo e alagamentos em áreas isoladas no sul, Campanha, oeste e leste – Foto: Reprodução

Na tarde desta segunda-feira (22/7), a Defesa Civil emitiu alerta (enviado via SMS para quem se cadastrou no número 40199), válido por 48 horas, sobre a possibilidade de chuva intensa, acompanhada de raios, vento, granizo e alagamentos em áreas isoladas no sul, Campanha, oeste e leste.

Condição hidrológica

A frente fria pode trazer volumes significativos de água às bacias gaúchas, provocando a elevação dos rios. Os maiores acumulados devem ocorrer principalmente na metade sul, com destaque para as bacias Ibicuí, Santa Maria, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Camaquã, Mirim-São Gonçalo e Baixo Jacuí.

A condição de atenção permanece até a sexta-feira, quando uma massa de ar seco e frio ingressa, deslocando a chuva para fora do Estado.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema e Ana Paola Dala Barba/Ascom Defesa Civil
Edição: Marcelo Flach/Secom