Chuva, granizo e vento atingem 21 cidades do RS

POR: Correio do Povo
Desde sábado, 21 municípois foram atingidos por chuva, vento e granizo no Rio Grande do Sul. De acordo com boletim da Defesa Civil divulgado nesta quarta-feira, os fenômenos meteorológicos danificaram 2.738 residências, causaram quedas de árvores e deixaram cidades sem luz e água.
O município com mais prejuízos é Crissiumal, no Noroeste do Estado, onde 2,5 mil casas foram atingidas pelo granizo, segundo a Defesa Civil. A prefeitura, no entanto, já contabiliza 3 mil casas – o que aumentaria para  3,2 mil o número de residências atingidas em todo o Estado.
Além disso, as pedras de gelo danificaram prédios públicos e escolas, suspendendo as aulas na cidade. O prefeito de Crissiumal, Roberto Bergmann, disse que moradores de todos os bairros foram afetados e que a cidade está sem água e luz. “Estamos solicitando ajuda de colegas prefeitos da região para que nos enviem lonas, pois aqui não temos mais esse material para proteger as residências”, disse.
• Tempo começa a melhorar nesta quarta-feira
Outras cidades com residências danificadas são Alecrim, com 15 casas atingidas, Novo Machado, com 11, Porto Mauá (5), Capão do Leão (40), Pelotas (12), Santa Cruz do Sul (1), Três Passos (60) e Vacaria (94).
Segundo a Defesa Civil, em Piratini, uma residência foi interditada por risco de desabamento. A família – duas crianças e um adulto – foi retirada do local e está alojada na casa de familiares. Já em Pedro Osório ainda está sendo realizado o levantamento de casas danificadas.
Confira os danos causados em cada cidade
1 – Alecrim: 15 residências com telhado parcialmente danificado. Estão sendo atendidos pelo município.
2 – Camargo: chuva e ventos fortes, granizo, quedas de árvores e postes da rede elétrica parcialmente afetada.
3 – Capão do Leão: 40 residências e uma escola parcialmente destelhadas, queda de árvores e postes da rede elétrica.
4 – Crissiumal: aproximadamente 2.500 residências parcialmente atingidas por granizo, que danificou também prédios públicos, escolas e outros (em levantamento). Estão sendo disponibilizadas lonas a todos os atingidos.
5 – Cruzaltense: chuva com granizo.
6 – Frederico Westphalen: chuva intensa, sem vento e pouco granizo. Sem relatos de danos significativos.
7 – Novo Machado: 11 residências, com telhado parcialmente danificado, estão sendo atendidos pelo município.
8 – Passo Fundo: chuva e vento com queda de árvores.
9 – Pedro Osório: residências parcialmente destelhadas (levantamento), queda de árvores. Seis pessoas desalojadas, sendo quatro adultos e duas crianças, que foram alojados na casa de familiares.
10 – Pelotas: 12 residências parcialmente destelhadas, queda de árvores, bloqueio de vias, queda de postes da rede elétrica e falta de água, afetando alguns bairros da cidade.
11 – Piratini: interdição de uma residência por risco de desabamento. A família composta de três pessoas (duas crianças e um adulto) foi alojada na casa de familiares.
12 – Porto Alegre: queda de árvores sem registro de danos decorrentes.
13 – Porto Mauá: cinco residências com telhado parcialmente danificado, estão sendo atendidos pelo município.
14 – Santa Cruz do Sul: uma residência parcialmente destelhada.
15 – Santana da Boa Vista: chuva intensa, vento forte, granizo e danificação em estradas, sem maior gravidade.
16 – Santo Antônio do Planalto: chuva com vento forte sem registro de danos.
17 – São Lourenço do Sul: queda de árvores sem registro de danos decorrentes.
18 – Soledade: chuva com vento e granizo sem registro de danos.
19 – Três Passos: 60 residências, com telhado parcialmente danificado.
20 – Vacaria: 94 residências parcialmente destelhadas, queda de árvores, rede elétrica parcialmente afetada. Houve a distribuição lonas e telhas.
21 – Vila Maria: chuva intensa, vento forte e granizo sem registro de danos.
Alerta por SMS
Quem tiver interesse em receber informações de eventos adversos em seu celular, pode se cadastrar no sistema de alertas da Defesa Civil.  Para isso, é preciso enviar um SMS para o número 40199 com o CEP (sem ponto e sem traço) de seu endereço.