Comércio pode ter queda de 59% nas vendas para o Dia das Mães

CAMPINAS, SP 27.04.2016-COMERCIO-As vendas para o Dia das Mães devem cair 4,1% neste ano, segundo projeções da CNC (Confederação Nacionaldo Comércio). Se a estimativa for confirmada, a data comemorativa ? a segunda mais importante para o varejo brasileiro após o Natal ? registrará o seu pior desempenho desde o início da série, em 2004. (Fotos: Denny Cesare/Codigo19/Folhapress)

O Dia das Mães costuma ser uma data de aumento de venda para os comércios, porém em época de pandemia causada pelo novo coronavírus, os números para esse ano não são nada animadores. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a crise provocada pelo novo coronavírus vai acarretar uma queda histórica do volume de vendas no varejo, no Dia das Mães de 2020. Em comparação com o ano passado, a entidade projeta um encolhimento de 59,2% no faturamento real do setor na data, considerada a segunda mais importante no calendário varejista brasileiro, atrás apenas do Natal.

Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a projeção de queda para o Dia das Mães por causa da pandemia ficou acima das perdas estimadas para a Páscoa (-31,6%). “O Dia das Mães deste ano ocorrerá em meio ao fechamento de segmentos importantes para a venda de produtos voltados para a data, como vestuário, lojas de eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônicos. Já a Páscoa tem como característica a venda de produtos típicos em segmentos considerados essenciais, como supermercados, que permaneceram abertos desde o início do surto de Covid-19”, disse Tadros, em nota.

De acordo com a CNC, o ramo de vestuário e calçados é o que apresenta a maior expectativa de encolhimento durante o Dia das Mães, com queda de 74,6%, seguido pelas lojas especializadas na venda de móveis e eletrodomésticos, com perda de 66,8%, e pelo segmento de artigos de informática e comunicação, com retração de 62,5%.

Segundo o economista da CNC responsável pela pesquisa, Fabio Bentes, o comércio deverá registrar retração em todos os estados durante a data. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, unidades da Federação que respondem por mais da metade das vendas voltadas para o Dia das Mães, tendem a registrar perdas de 58,7%, 47,4% e 46,6%, respectivamente. Os estados que devem registrar as maiores perdas são: Ceará (-74,2%), Pernambuco (-73,5%) e Bahia (-66,2%), todos na região Nordeste do país. Já no Rio Grande do Sul a queda nas vendas deve ser de 28,1%.