Concepa projeta mais de 100 mil na freeway no fim de semana

186259_GER_10488Os caminhos para o Litoral Norte serão novamente tomados pelos automóveis neste fim de semana. A Triunfo/Concepa projeta que cerca de 100 mil veículos sigam de Porto Alegre e Região Metropolitana para as praias através da freeway. Para a sexta-feira, são esperados 55 mil veículos, e outros 45 mil, no sábado.

Para evitar congestionamentos, a concessionária indica que os motoristas viajem antes das 13h de sexta-feira ou após as 14h de sábado. Já para a volta do litoral, a melhor indicação é viajar no domingo até as 13h.

Os 19 quilômetros da quarta faixa, entre Porto Alegre e Gravataí, já estão liberados para o tráfego, bem como as obras complementares: o viaduto na chegada à capital junto à rua João Moreira Maciel, as duas alças no trevo da freeway com a ERS 118 e a recuperação da pavimentação na região da av. Ernesto Neugebauer, no bairro Humaitá. Todo o trecho está iluminado.

Papa fila

Na ida para o litoral, sempre que houver formação de fila expressiva nas praças de pedágio de Gravataí e Santo Antônio da Patrulha, a concessionária fará a Operação Papa Fila, que consiste em disponibilizar funcionários para ficarem recolhendo as tarifas de pedágio, agilizando a passagem nas cancelas.

Na volta do litoral poderá ser liberado, sob discrição da Polícia Rodoviária Federal, o acostamento como faixa adicional entre os quilômetros 1,5, em Osório, e 26, em Santo Antônio da Patrulha, no sentido litoral-Porto Alegre. Os motoristas devem ficar atentos à sinalização na rodovia, feita com painéis de luzes piscantes.

Quando eles estiverem ativados, o tráfego pelo acostamento é autorizado, mas apenas neste trecho. Ao trafegar no acostamento como faixa adicional a velocidade máxima permitida passa a ser de 70 km/h.