Conheça a atuação da Vigilância Sanitária de Torres

A Vigilância Sanitária de Torres vem realizando diversas ações em prol da saúde pública do município como fiscalizações, apreensões, orientações diversas e outras medidas. Mesmo durante o período do inverno, a Vigilância tem feito várias fiscalizações no comércio em geral do município, inclusive com apreensões e outras medidas cabíveis sendo tomadas, além de diversas renovações de alvarás e orientações sendo prestadas diretamente no setor, por email (vigilanciasanitaria@torres.rs.gov.br), telefone (51 3626-1644) ou no próprio estabelecimento comercial.

Destaca-se que todo o ano a Vigilância Sanitária tem levado aos estabelecimentos trabalhos educativos e orientativos como cartilhas e cartazes, além de ações mais específicas, como a disponibilização dos formulários para alvarás no site da prefeitura, pedidos de melhorias na estrutura dos móveis dos comércios em geral quando necessários (piso, parede, teto, portas, banheiros, freezers, mesas, bancadas, telas, equipamentos, etc…) para bem contemplar a todos os requisitos legais. Na parte da alimentação, as capacitações dos manipuladores tem ocorrido de forma permanente, motivo pelo qual nenhum comércio é autorizado a funcionar se não possuir tal liberação, inclusive os ambulantes.

De acordo com Lasier França, biólogo e diretor de Vigilância em Saúde, é preciso destacar que hoje os comerciantes de modo geral estão mais conscientes e com mais visão sobre todas essas questões, não apenas em conhecer as principais legislações pertinentes (de saúde, das relações de consumo e de defesa do consumidor), mas principalmente quando ele toma as informações que lhe são passadas de uma forma positiva, como uma forma de qualificar-se ainda mais em seu comércio em termos de saúde e de atendimento ao seu consumidor.

– Já existem comerciantes que aproveitam a oportunidade e já fazem mais do que se pede. Ter essa consciência é muito importante e louvável, pois quem ganha é a saúde pública e os clientes em geral, completa o fiscal sanitário Leandro Martins.

Para maiores informações sobre a documentação para alvará sanitário, basta acessar o link a seguir: https://torres.rs.gov.br/prefeitura/alvaras-vigilancia-sanitaria/.