Na tarde desta terça-feira (1), o deputado Gabriel Souza (MDB) esteve reunido com o governador do Estado, Eduardo Leite, para tratar sobre medidas e sugestões que possibilitem um verão com segurança, capaz de preservar a economia dos municípios litorâneos neste momento de pandemia. Gabriel esteve acompanhado de lideranças empresariais do Litoral Norte.

“A conscientização é a saída”. A citação do deputado Gabriel Souza foi unanimidade entre os presentes. Por sugestão do parlamentar, um encontro entre a Comunicação do Governo e os empresários do litoral será realizada para que ações preventivas sejam amplamente divulgadas nas praias gaúchas. Reforçando a necessidade de que é preciso reiterar as medidas preventivas, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento, Gabriel destacou as ações anunciadas pela Secretaria da Saúde, como empréstimo de ambulâncias e repasse de verbas aos hospitais, e reiterou a necessidade de uma reavaliação sobre os cálculos sobre os leitos de atendimento à Covid-19 da região em função do aumento da população nos meses de veraneio.

O governador Eduardo Leite comprometeu-se a analisar a lista de reivindicações dos empresários, que inclui expansão de horário de abertura do comércio, para evitar aglomerações, um hospital de campanha para atendimento inicial aos casos de suspeita de coronavírus, além de reforço de efetivo policial nos meses de verão. O governador disse que estão nos planos do governo o envio de reforço de parte dos novos 870 formandos nos finais de semana.

LEITOS

Para Leite, é essencial que a economia se fortaleça e, para isso, é necessário manter regras rígidas de higiene, mas sem penalizar o empresariado. “Também entendemos que o estado fez o possível na adequação de leitos, porém não podemos esquecer que não são só equipamentos, é o capital humano, os funcionários, incansáveis, desses hospitais, que merecem um descanso.” A possibilidade de se implantar tendas de campanha para atendimento inicial, feito pelos profissionais da rede básica, é estudada pelo Governo do Estado. A medida tem por finalidade evitar a superlotação de emergências dos hospitais, de pessoas com suspeita de Covid-19.

EMPRESÁRIOS

O encontro foi uma solicitação de Gabriel, que foi recebido no Palácio Piratini juntamente com o presidente da CDL Tramandaí e Imbé e diretor regional da Federasul, Marcelo Sobral Marques, o presidente da Acio de Osório e diretor regional da Federasul, Tiago Antolini e o vice-presidente regional da Federasul, Isaac Colombo. Os secretários de Inovação, Luís Lamb, e de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, integraram o encontro presencial, que contou com as presenças de maneira virtual da secretária da Saúde, Arita Bergmann, da secretária Coordenadora de Dados, Leany Lemos, e do deputado federal Alceu Moreira (MDB).

TRABALHO

O deputado Alceu destacou que a manutenção dos cuidados de higiene deve ser intensificada, assim como a fiscalização. A secretária Arita fez questão de ressaltar o trabalho incansável dos deputados Gabriel Souza e Alceu Moreira na ampliação de número de leitos para pacientes Covid-19 nos hospitais do Litoral Norte.

Foto: Felipe Dalla Valle