A Vigilância Ambiental promoveu sábado de conscientização sobre a Dengue no Largo dos Estudantes, durante a feira do produtor.
Os agentes de combate a endemias, realizaram a distribuição de encartes, sacolas de lixo para veículos e brindes às crianças (kit escolar), desfilaram com o boneco do mosquito da Dengue (Aedes aegypti), para que todos identifiquem suas características: mosquito pequeno, escuro, com manchas brancas pelo abdômen e patas. Tem hábitos diurnos, alimentando-se nas horas mais quentes do dia.
Muitos visitantes da feira se espantaram ao informarmos que existe o mosquito em Osório e que já ocorreu um caso de Dengue próprio, sem que o paciente tenha viajado.
A informação é essencial para o sucesso do controle do vetor. O RS já totalizou 1.251 casos de Dengue, sendo que na última semana, 11 casos novos foram registrados, ainda em período de inverno.
Não esqueça de verificar seu pátio e dentro de casa. Piscinas devem ser movimentadas 2 vezes por semana, regar bromélias e outras plantas que acumulam água com solução de hipoclorito, eliminar objetos inservíveis e guardar os que tem utilidade, para não acumular água da chuva.
Quanto aos vasos de flores em cemitérios, recomendamos colocar areia até a borda e umidecer. Os vasos não utilizados devem ficar emborcados.
É importante dedicar 10 minutos por semana para limpeza do pátio e observar se há situações de risco em seu imóvel.

12033054_1057010947666624_7456246949122050329_n