Coordenadoria Regional de Educação alerta para mensagens falsas

Coordenador da 11ª CRE Fabricio Soares

A última semana foi de muita preocupação por parte dos pais e/ou responsáveis de alunos das escolas da região. Tudo começou devido a mensagens que se espalharam pelas redes sociais afirmando que algumas instituições de ensino seriam alvo de ataques. Depois disso, o pânico acabou se espalhando, fazendo com os órgãos de segurança intensificassem as ações de vigilância em diferentes cidades do Litoral Norte gaúcho, incluindo Osório.

Conforme o coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Fabricio Soares, apenas nos últimos 45 dias foram efetuadas 13 denúncias envolvendo ameaças falsas quanto a segurança dos estudantes. Preocupado com o que esses Fake News vêm causando, Fabricio divulgou na última sexta-feira (6), uma mensagem aos pais e alunos:

Segundo o coordenador na 11ª CRE, as falsas mensagens, além de causarem insegurança aos pais e alunos, estão prejudicando o andamento da rotina escolar que já está sendo de adaptação para muitos estudantes devido ao período de afastamento durante a pandemia. “São mensagens anônimas colocadas em redes sociais, mensagens deixadas supostamente por carros, atrás de portas de banheiros das escolas. Todas eram falsas. Só que isso tem causado um grande transtorno, tem atrapalhado as atividades escolares e mobilizado as forças de segurança que poderiam estar atuando em outras demandas”, declarou Fabrício.

Soares ainda orienta os pais para que caso o filho receba uma dessas mensagens que não repassem para outros. “Qualquer mensagem de ameaça que comuniquem imediatamente ou a direção da escola, ou a Polícia Civil ou a Brigada Militar, para que possa ser averiguado. Divulgar falsamente uma ameaça é crime, é algo que pode ser penalizado. Precisamos da colaboração da comunidade para identificar as pessoas que estão disseminando essas mensagens falsas”, afirmou.

O coordenador da 11ª CRE ainda falou do período de adaptação delicado que os estudantes estão enfrentando após os dois anos de afastamento do ambiente escolar presencial e também orienta os pais sobre o comportamento dos filhos.  “É um momento difícil esse que nós estamos vivendo, de retorno das aulas 100% presencial. Peço muito a atenção dos pais em relação ao comportamento dos filhos, as amizades, principalmente, aquelas virtuais, que acompanhem a vida escolar deles, dediquem mais tempo para conversar com seus filhos, que os pais larguem as redes sociais que, neste momento, estão atrapalhando bastante”, alertou Fabrício Soares.

FOTO: Divulgação